Normas de segurança na bricolage – Evite acidentes nas obras

Em primeiro lugar deve estar  a segurança

 

O crescente interesse pelos interiores e o cada vez maior número de pessoas a abraçar a bricolage conduziu a um correspondente – e alarmante – aumento do número de acidentes em casa. É muito fácil cair de um escadote, cortar dedos, perfurar artérias e queimar a pele. Tomar precauções e seguir as instruções é essencial.

 

Todos deviam ter em casa um estojo de primeiros socorros. Certifique-se de que o seu se encontra completo, com tudo o que é essencial, antes de dar início a qualquer tipo de trabalho.

 

Não são só as lesões com serras, martelos e berbequins que constituem um perigo para a saúde. Outros potenciais riscos são a poeira, vapores e produtos químicos. A tinta, diluentes, vernizes, colas e massas de enchimento são também riscos potenciais e, por isso, é fundamental seguir todas as instruções e prestar atenção aos avisos.

 

Leia sempre os Rótulos

 

produtos prejudiciais ao toque, para além de libertarem vapores potencialmente perigosos. Até os vapores da tinta podem provocar

tonturas e náuseas ligeiras, devendo por isso certificar-se de que há ventilação; abra as janelas, mas mantenha as portas fechadas para evitar que os vapores passem para outras áreas.

Leia SEMPRE os rótulos de qualquer produto ANTES de o abrir.

 

Luvas

 

As luvas domésticas protegê-la-ão dos germes e possíveis irritações da pele, mas utilize luvas de borracha mais compridas e espessas quando manusear

produtos químicos e corrosivos fortes. É uma boa ideia utilizar luvas de trabalho quando estiver a mexer em materiais pesados com extremidades afiadas, mas tenha cuidado para que não atrapalhem ou reduzam a sua destreza.

 

Óculos de protecção

 

As lesões nos olhos podem ser causadas por serradura ou partículas de metal, sprays e salpicos de tintas e outros líquidos potencialmente lesivos. Tenha sempre à mão um par de óculos de protecção. Contudo, não deixe que eles façam aumentar o risco de lesões, impedindo uma visão perfeita em tarefas que exijam precisão.

 

Máscaras faciais

 

A poluição que anda no ar já é suficiente, para ainda ter de submeter os seus pulmões a substâncias mais nocivas. Use uma máscara apropriada para o trabalho que vai executar: Pó Para cortar e lixar madeira, bem como trabalhar com cimento, as económicas máscaras de feltro que se colocam com a ajuda de um elástico são suficientes. Poderá parecer uma personagem do Planeta dos Macacos, mas não se importe com isso. Vapores Muitos dos novos produtos que fazem parte da pintura, envernizamento e isolamento são de secagem rápida. Isto só é possível com a utilização de solventes sofisticados, alguns dos quais libertam vapores lesivos. As instruções recomendarão o uso de uma máscara, que geralmente é feita de borracha moldada de modo a ajustar-se ao nariz e à boca e com uma fita ajustável para uma melhor fixação. Um filtro especial é inserido na área de respiração. Poderá parecer uma marciana e ter um aspecto idêntico ao das tropas da Guerra das Estrelas, mas pelo menos estará consciente. Quando comprar uma máscara, é importante adquirir o filtro correcto para o químico a utilizar: as instruções do produto dir-lhe-ão qual mas, em caso de dúvida, pergunte a um perito ou telefone para os fabricantes.

 

Escadotes

 

Verifique sempre se os degraus do escadote ou da escada se encontram nivelados. Coloque o escadote de pé, de modo a que os pés estejam a 1 m da base da parede, por cada 4 m de altura do escadote. Se tem medo das alturas, peça a alguém que segure a base do escadote (ou até mesmo que faça o trabalho por si). Certifique-se de que as escadas estão completamente abertas e que as quatro pernas se encontram bem assentes no chão. Não calce sapatos escorregadios, chinelos ou saltos altos quando utilizar um escadote, pois ficará com um ar apatetado e, provavelmente, cairá. Ainda que assim não seja, em breve os pés começarão a doer. Por isso, um calçado robusto ou botas serão o ideal.

 

Vestuário

 

Cachecóis, fios e roupas compridas e esvoaçantes são armadilhas mortais.
O cabelo comprido e cuidadosamente despenteado pode parecer atraente, mas a franja demasiado comprida pode levá-lo a cometer um erro fatal, pelo que deve prendê-lo atrás da cabeça ou colocá-lo dentro de um boné. É aconselhável manter os braços e pernas tapadas para evitar cortes, arranhões e
salpicos. Use calçado confortável, que seja flexível e, preferencialmente, tape a totalidade do pé. Ponha para dentro os atacadores compridos, para evitar que fiquem presos às máquinas ou a façam tropeçar. Não tem de abdicar completamente da moda – os fatos de trabalho não deixam de ser elegantes -, mas não se esqueça que a tinta não sai na lavagem e que alguns produtos podem tingir ou até abrir buracos na roupa.


Adicionar Comentário