Misturas para plantas, como fazer os seus lotes de terra

Para fazer pequenas quantidades de mistura, necessita de um tabuleiro de plástico ou metal que possa manter sempre limpo e esterilizado.

Existem dois tipos básicos de mistura, cada um dos quais com uma infinidade de variantes: os que contêm terra e se designam por misturas à base de terra e aqueles em que a terra é substituída por turfa e areia e que tomam o nome de misturas sem terra. Nestas, inclui-se o lote para sementeira, constituído por partes iguais de perlite de grão médio e musgo em pó ou por part

Print Friendly, PDF & Email

Existem vários tipos de misturas para plantas, à venda nas casas da especialidade. Contudo, se forem necessárias grandes quantidades, torna-se mais simples (e mais económico) comprar os ingredientes e fazer as suas próprias misturas.

Para fazer pequenas quantidades de mistura, necessita de um tabuleiro de plástico ou metal que possa manter sempre limpo e esterilizado.

Existem dois tipos básicos de mistura, cada um dos quais com uma infinidade de variantes: os que contêm terra e se designam por misturas à base de terra e aqueles em que a terra é substituída por turfa e areia e que tomam o nome de misturas sem terra. Nestas, inclui-se o lote para sementeira, constituído por partes iguais de perlite de grão médio e musgo em pó ou por partes iguais de turfa, perlite e areia grossa (nunca areia fina).

Uma mistura-tipo à base de terra é preparada com 1 parte de terra, 1 parte de turfa média ou de térrico de folhas e 1 parte de areia grossa. Uma mistura-tipo sem terra é feita com 1 parte de turfa grossa, uma 1 parte de perlite média e 1 parte de areia grossa.

Junte ainda 2 colheres de sopa de pó de dolomite para 2 kg de mistura.

misturas

Como preparar a mistura

Faça pequenas quantidades de cada vez. Meça as quantidades de que vai necessitar de turfa, terra, areia e perlite. Disponha em camadas no tabuleiro e misture cuidadosamente. Utilize a mistura o mais rapidamente possível.

Print Friendly, PDF & Email
Etiquetas do artigo:
· · ·
Categorias do artigo:
Casa e Jardim

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *