Limpar casa e utensilios de limpeza

  • on 6 de junho de 2011
  • Likes!

Um sinal de crescimento é a vontade de limpar o seu quarto, sem que tenha de lhe ser dado um ultimato. A limpeza tornou-se atraente e um número gigantesco de pessoas que renasceram para a limpeza começa a sair do esconderijo, para proclamar os prazeres da manutenção doméstica.
Os efeitos terapêuticos da manutenção doméstica incluem os efeitos purgativos da limpeza de um armário e os efeitos calmantes de um ambiente fascinantemente elegante. Canalizar a sua fúria para o soalho em vez de um ente querido pode fazê-la sentir-se, e ao soalho, notavelmente aliviada. A limpeza é uma maneira de restabelecer a ordem tanto da sua vida, como à sua casa. Tirar prazer de simples tarefas quotidianas é muito relaxante mas também a coloca em contacto com os seus bens e tudo aquilo que a rodeia, lembrando-lhe de como são bonitos (ou horríveis) e tornando-a consciente dos benefícios de os manter em bom estado (ou deitá-los fora).
Conhecemos e apreciamos os benefícios do vestuário lavado, mas no entanto esquecemo-nos muitas vezes de impor padrões de tratamento e limpeza semelhantes ao meio que nos rodeia. Contudo, agora que o estilo das nossas casas se tornou tão importante como aquilo que vestimos, os lençóis acabados de lavar e as almofadas bem engomadas podem fazer-nos sentir tão confiantes quanto um fato bem vincado.

Para além das evidentes vantagens estéticas de uma casa bem conservada, os aspectos práticos também são inúmeros. Cuidar da sua casa não só a fará poupar dinheiro na manutenção e reparações, como também ajudará a manter o valor e a tornar mais fácil o aluguer ou venda da mesma.
Hoje em dia estamos todos mais conscientes da saúde e dos perigos da poeira e poluentes que se encontram na atmosfera. Em geral uma limpeza regular e uma boa ventilação ajudam a controlar e evitar as alergias.
Um compartimento limpo e arrumado induz mais ao relaxamento e, se valoriza a sua casa e aprecia os prazeres da decoração de interiores, provavelmente também gostará de limpeza. Ainda que assim não seja, pode ser capaz de a transformar numa actividade agradável, desde que invista em meia dúzia de acessórios e alguns dos inúmeros produtos maravilhosos (e por vezes estranhos) que se encontram à venda, para tornar as coisas mais fáceis, rápidas e divertidas. As nossas casas reflectem bastante a nossa personalidade, daí que se quiser que a sua reflicta coisas bonitas faz todo o sentido tratar dela.

10 utensílios de limpeza essenciais

Quem já se entregou aos prazeres das tarefas domésticas terá todo o prazer em trocar as esfregonas e panos de pó o mesmo número de vezes que troca de roupa, mas até quem ainda considera a limpeza um aborrecimento terá dificuldade em resistir a alguns dos designs e cores actualmente à venda nas drogarias e supermercados.

Vassoura

Para varrer a fascinante colecção de pêlos, areia, pó e migalhas que fazem parte de qualquer interior normal. As cerdas macias chegarão mais facilmente aos cantos.

Panos de pó
Um conjunto de panos de pó é tão essencial quanto uma boa colecção de roupa interior. Use panos de loiça de algodão, panos de pó macios e panos de linho.

Escovas de dentes
Há dezenas de utilidades para uma escova de dentes velha. Limpar por baixo das bases das torneiras, os cantos dos aros das janelas e fendas de objectos decorativos.

Pá e escova
Essencial não só para apanhar e deitar fora o lixo das vassouras, mas também uma maneira segura de juntar pedaços de vidro ou loiça e sujidade.

Escovas
Há sempre uma altura em que uma boa escova à maneira antiga é a única forma de limpar as coisas. Escolha entre as de madeira e modernas de plástico.

Aspirador
Um aspirador é o equivalente doméstico ao melhor amigo. É a única forma realmente eficaz de remover a poeira e pode ser utilizado em quase tudo.

Esfregona
Pode sempre ajoelhar-se para lavar o chão, mas é mais fácil se utilizar uma esfregona e um balde. Uma esfregona macia, utilizada seca, é óptima para retirar a poeira dos soalhos.

Balde
Todos necessitam de um balde em qualquer altura. Existem em plástico, em ferro galvanizado ou esmalte.

Esfregões
Os esfregões de nylon achatados (vendidos separadamente ou presos a uma esponja) são bons para lavar panelas, mas também são óptimos para esfregar acumulações e depósitos de sujidade. São perfeitos para lavar paredes na preparação para a pintura, ou dar apenas uma boa limpeza a peças de mobiliário ou vasos de flores.

Esponjas
À venda em vários formatos, tamanhos e composições. As esponjas de espuma grandes são apropriadas para embeber em água de sabão, mas não são tão boas a remover a espuma de sabão.. As mais dispendiosas e duras são mais absorventes e eficazes, enquanto que as pequenas esponjas naturais, utilizadas na maquilhagem, são óptimas para limpar objectos delicados.

Print Friendly, PDF & Email
Categorias do artigo:
Casa e Jardim

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *