Ligação de um aparelho eléctrico fixo: Caixa de ligação directa

Pode ligar-se um aparelho eléctrico à corrente por meio de uma caixa de ligação directa, em vez de através de uma ficha e tomada. A ficha permite mudar o aparelho de lugar, ligando-o a uma tomada diferente. No entanto, certos aparelhos não precisam de ser deslocados, como, por exemplo, os aquecedores de parede, os exaustores e os aparelhos de ar condicionado, que não necessitam portanto de fichas.

Se forem ligados directamente a uma caixa, não há perigo de que a ficha se estrague ou seja desligada involuntariamente.

Pode instalar-se a caixa de ligação directa em substituição de uma tomada de qualquer circuito.

 

A caixa de ligação directa adapta-se a uma caixa de montagem normalizada, semelhante à de uma tomada.

Prefira uma caixa de ligação directa com interruptor a um interruptor simples.

Ligação do cabo

 Comece por ligar o cabo do aparelho eléctrico à caixa de ligação directa, enquanto pode trabalhar mais à vontade; depois, desligue a corrente no quadro antes de incorporar a caixa no circuito.

O cabo de um congelador ou de uma máquina de lavar roupa deve ficar suficientemente comprido para poder afastar o aparelho da parede para o limpar ou fazer uma reparação.

Com uma faca afiada, descarne a ponta do cabo num comprimento de cerca de 7,5 cm — o suficiente para os condutores isolados chegarem à vontade aos terminais da caixa de ligação directa. Com um alicate de descarnar, retire 1,5 cm do revestimento isolante de cada condutor.

Enfie o cabo pela entrada da caixa de ligação directa, que tanto pode ficar à frente como num lado, e fixe-o com uma braçadeira, se a houver. Certifique-se de que uma porção do cabo com revestimento exterior já fica dentro da caixa.

Ligue os fios condutores aos terminais.

Ligação da caixa ao circuito

Desligue o interruptor geral do quadro ou retire o fusível ou disjuntor correspondente ao circuito em que vai trabalhar.

Se vai montar esta caixa onde já existe uma tomada já montada, retire os parafusos de fixação da tomada e desligue os fios dos terminais que ficam por detrás da tomada.

Se vai montar a caixa de ligação directa numa nova saída de alimentação, retire o revestimento isolador exterior e descarne os fios, tal como fez ao cabo do electrodoméstico que vai instalar. Se o fio de terra do cabo não estiver isolado, enfie um pequeno pedaço de manga isolante de plástico nesse fio para o identificar e isolar.

Se a caixa de ligação directa vai ser ligada a um circuito em anel, há dois cabos para ligar; una as pontas condizentes — vermelho com vermelho, preto com e verde e amarelo com verde e amarelo. Se a caixa dc ligação directa vai ser montada numa derivação do circuito em anel, só haverá um cabo para ligar. Ligue o cabo aos terminais assinalados com as palavras «Corrente», «Alimentação» ou «Entrada».

Abra o suporte do fusível que fica na frente da caixa de ligação directa e insira o fusível de tipo cartucho adequado — a potência está indicada em watts na pequena placa metálica fixa no aparelho. Por exemplo, para um aparelho de 720 W use um fusível de 3 A.

Coloque a caixa de ligação directa em posição e aparafuse sem apertar muito.

Coloque novamente o fusível que retirou do quadro — ou arme o disjuntor — e ligue o interruptor geral.

 


Adicionar Comentário