Como reparar juntas em paredes de tijolo

Nas paredes de tijolo, as juntas, quando se deterioram, permitem a penetração de humidade. Assim, conserte sem demora quaisquer zonas em que a argamassa se apresente com fendas ou a esfarelar. Com o auxílio de maceta e ponteiro, protegendo os olhos com óculos, pique a argamassa antiga até uma profundidade de 1,5 cm ou até encontrar argamassa em boas condições. Retire a poeira e os restos de argamassa, limpando com um pincel velho. Com uma brocha ou uma vassoura, borrife bem a parede com água cerca de cinco minutos antes de aplicar a nova argamassa. Deite na talocha uma pequena porção de argamassa recentemente preparada e introduza-a nas juntas, compactando-as com a colher. Aplique um pouco mais de argamassa do que o necessário. Faça juntas idênticas às já existentes.

Junta lisa, ou à face

Quando a argamassa estiver quase seca, utilize uma colher de ponta para retirar o excesso, de modo que a argamassa fique à face dos tijolos. Alise as juntas com um pano ou serapilheira.

Junta inclinada, ou impermeabilizadora

Este tipo de junta permite que a água escorra rapidamente da junta. Aplique a colher ao longo de uma junta vertical e use o bordo para tornar a junta mais funda de um dos lados. Em seguida, faça deslizar lateralmente a colher para eliminar o excesso de argamassa. Molde todas as juntas da mesma maneira para que fiquem idênticas.

Nas juntas horizontais, a parte superior fica recolhida em relação ao tijolo superior, e a parte inferior sobressai ligeiramente em relação ao tijolo inferior. Utilize o bordo da colher para fazer a parte superior. Segure uma régua de madeira por baixo da junta e retire o excesso de argamassa com a colher, deixando a parte inferior da junta um pouco saliente. Quando a argamassa estiver quase seca, esfregue a superfície com uma escova.


Adicionar Comentário