Isolamento de Canos

Os canos de água quente e do sistema de aquecimento central, perdem calor se não forem isolados; os canos de água fria, especialmente no exterior, podem congelar no tempo frio se não estiverem protegidos. O isolamento dos canos pode ser feito com Fitas de espuma de plástico, Fibra mineral ou de vidro ou com mangueiras de espuma ou de feltro.

As mangueiras são mais fáceis de instalar, sobretudo nos canos próximos de uma parede.

Fitas de isolamento. As fitas de espuma de plástico são auto-adesivas quando se retira o papel de protecção da retaguarda. Têm 5 cm de largura e vendem-se em rolos até 10 m de comprimento. As fitas de fibra mineral ou de vidro nem sempre aparecem no mercado, mas poderá cortar um cobertor de isolamento em tiras de cerca de 7,5 cm de largura. Calce luvas quando manipular este material.

Enrole a fita à volta do cano, de modo que as bordas se sobreponham cm cerca de metade da largura da fita. As Fitas que não sejam auto-adesivas precisam de ser atadas com cordel de três em três voltas. Ao chegar ao Fim de uma fita, sobreponha a seguinte numa volta completa e ate-as com cordel.

Enrole a fita, sobrepondo-a várias vezes em volta do colo das válvulas e torneiras de segurança. No extremo do cano, faça uma volta completa e ate a fita não adesiva com cordel.

isolamento-cabos

 

Mangueiras de isolamento

Existem no mercado isolamentos de plástico flexível que se adaptam a canos de 6 a 75 mm de diâmetro. Adquira a dimensão correcta, pois o isolamento que não se adapte bem não isolará convenientemente o cano.

As mangueiras de isolamento de espuma vendem-se em várias dimensões e apresentam-se divididas longitudinalmente para serem mais facilmente adaptadas aos canos.

 

Abra a mangueira numa das pontas c encaixe-a no cano. Certifique-se de que as bordas se fecham e utilize fita adesiva para fixá-las. Encaixe o resto do isolamento ao longo do cano e nas curvas segure as bordas juntas e cole-as com fita longitudinalmente ao longo da união. Para colar as uniões entre secções, enrole fita adesiva em volta do isolamento, de modo que se sobreponha a ambas as partes. Nas válvulas e torneiras de segurança, enrole fita cm volta do isolamento, deixando livre apenas o manipulo.

As mangueiras de feltro são para enfiar nos canos novos antes de serem instalados; porém, se o feltro for cortado com uma tesoura ao longo da costura, poderá ser aplicado aos canos já existentes. Envolva os canos com a mangueira de feltro aberta e fixe-a com cordel a pequenos intervalos.

 


Adicionar Comentário