Como utilizar gesso e como aplicar gesso

Para reparar fendas e buracos grandes no estuque, é preferível usar gesso pronto especial. Pode comprá-lo já misturado, em baldes, ou em pó a que deverá adicionar água. Algumas marcas vendem-se com um aplicador de plástico; para as outras, use uma colher de estucador ou, para áreas mais pequenas, uma espátula. Em fendas pequenas, utilize vedante de celulose.

 

Como preparar a superfície para aplicar gesso

 

Remova todo o material solto ou partido da área a reparar. Experimente o estuque à volta com a ponta de uma colher de pedreiro para verificar se está bem aderente à parede. Se não estiver, parta-o com ponteiro e maceta de pedreiro até chegar ao estuque firme. Limpe a área com um pincel velho.

Se a superfície onde vai aplicar o novo estuque é lisa (por exemplo, as ripas de um tecto ou de uma parede de ripas e estuque), aplique uma demão de cola PVA para obter uma melhor ligação entre os materiais novos e velhos.

 

Como aplicar gesso

 

Misture o gesso em pó seguindo as instruções do fabricante ou mexa o gesso pronto. Deite uma porção de gesso na talocha e aplique-o na parede. Com o aplicador especial, a colher de estucador ou a faca de encher, encostados em ângulo contra a parede, faça pressão sobre o gesso. Aplique-o em camadas grossas, deixando que cada uma seque antes de aplicar a seguinte, até o novo estuque estar um pouco mais alto do que o velho.

Quando a última camada começar a secar, nivele a superfície com uma ripa de madeira de arestas vivas (v. ripas de madeira) ou uma régua, fazendo-a deslizar pelo estuque num ligeiro movimento de ziguezague. Termine alisando com uma colher de pedreiro e depois, para um melhor acabamento, passe ao de leve uma esponja húmida.

 

Como reparar com gesso uma esquina exterior

 

Prepare a parede como se descreveu atrás. Arranje uma ripa com cerca de 5 cm de largura e mais comprida do que o comprimento da área a reparar. Meta um prego de aço junto de cada extremidade da ripa, de modo que fiquem os dois mais perto de uma borda da ripa do que da outra.

Segure a ripa verticalmente ao longo de uma das faces da esquina estragada, com os pregos mais perto do lado interno. Com uma régua, alinhe a ripa com a superfície da parede adjacente acima e abaixo do buraco. Pregue a ripa ao de leve na parede, deixando as cabeças dos pregos salientes.

Tape o buraco da parede adjacente como se disse atrás, alinhando com a borda da ripa. Quando o gesso estiver seco, tire os pregos e retire cuidadosamente a ripa da parede, Pregue a ripa à outra face da esquina e repita o processo. Para terminar, e antes de o gesso secar completamente, calce uma luva de borracha, humedeça-a e passe o dedo ao de leve pela aresta para a arredondar ligeiramente.

 

Como encher com gesso buracos em paredes divisórias

 

Para consertar um buraco num TABIQUE feito de ESTAFE, corte as bordas da área estragada de modo a formar um quadrado. Corte um quadrado de madeira ou de estafe suficientemente pequeno para passar em diagonal pelo buraco, mas suficientemente grande para se lhe sobrepor a toda a volta. Faça um buraco no meio do quadrado e passe um cordel. Amarre um prego a uma extremidade do cordel para o segurar atrás do quadrado.

Ponha pedacinhos de gesso à volta das bordas, na face do quadrado que vai ficar virado para a frente e introduza-o pelo buraco que abriu anteriormente, puxando-o para si com o cordel, de forma a ficar bem encostado à parte de trás do tabique.

Segure o cordel bem esticado enquanto enche o buraco com gesso, conforme descrito atrás. Quando o gesso estiver seco de forma a prender o remendo ao tabique, corte o cordel.

 


11 comentários

  1. José Enéas de Souza 18 de Junho de 2011
    • adalberto 25 de Agosto de 2012
  2. Luiz Mendonca de Souza 17 de Maio de 2012
  3. Vanda Alves 30 de Junho de 2012
  4. Kaue Lopes da Silva 8 de Novembro de 2012
  5. Regina Silveira 22 de Março de 2013
  6. Jose Virgilio Carrer 28 de Abril de 2014
  7. Claudio Deus 17 de Agosto de 2014
  8. DEni 6 de Fevereiro de 2015
  9. Mary Lemoss Lemoss 2 de Fevereiro de 2016

Adicionar Comentário