Como consertar gavetas

As gavetas de madeira que deslizam sobre corrediças de madeira ficam por vezes frouxas ou emperradas quando as corrediças ou as ranhuras dos lados da gaveta ficam gastas. Tire a gaveta e meça a profundidade e a largura das ranhuras. Arranje um pedaço de madeira dura cujas dimensões sejam ligeiramente superiores às das ranhuras.

Corte a madeira com o comprimento das calhas e aplaine-as de modo que deslizem nas ranhuras. Passe um lápis ao longo da parte de cima de cada uma das corrediças velhas para marcar a posição que tinham. Depois, tire-as com cuidado — podem estar aparafusadas ou pregadas e coladas e coloque as novas usando cola PVA e parafusos de cabeça de embeber. Se as corrediças que retirou estavam aparafusadas, abra furos nas corrediças novas para que os parafusos novos não entrem nos mesmos furos dos anteriores. Limpe imediatamente qualquer excesso de cola. Deixe esta secar durante 24 horas antes de voltar a colocar a gaveta.

Gaveta emperrada

A humidade pode fazer inchar a madeira, o que leva a gaveta a emperrar. Se uma gaveta estiver completamente emperrada, ligue um termoventilador a cerca de 1,5 m de distância e deixe-o a trabalhar durante algumas horas. Se a gaveta continuar emperrada depois de seca, lixe levemente as corrediças e depois esfregue-as com um coto de vela ou sabão para as «lubrificar».

Substituição de um fundo de gaveta danificado

Tire a gaveta e dê umas pancadas ligeiras na parte de trás para a fazer sair das juntas; use um macete ou um martelo – neste caso, coloque um pedaço de madeira sobre o fundo para proteger a superfície. Se as juntas estiverem coladas, humedeça-as com o vapor de uma cafeteira. Retire o fundo danificado e aplique um novo pedaço de contraplacado ou de platex com as mesmas dimensões. Com um pequeno formão, raspe a cola velha das juntas de canto na parte de trás e nos lados. Volte a montar a parte de trás com cola PVA e deixe secar.

SUGESTÃO

Para reparar temporariamente um fundo de gaveta rachado, ponha cola numa tira de tela firme de 5 cm de largura e aplique-a ao longo da parte de baixo da racha, usando cola PVA ou de contacto.


Adicionar Comentário