Ferragem para o Concreto

A ferragem de uma viga, tendo de suportar grande peso, pode compor-se de seis ferros em vez de quatro e, nesse caso, dois ferros serão colocados paralelamente no interior da ferragem já descrita: reúna-os por meio de uma curvatura dupla (já explicada no começo deste artigo).

Print Friendly, PDF & Email

Se o concreto é um material resistente e praticamente inalterável, é também um material fácil de se quebrar ou de se romper assim que se exerçam sobre ele pesos muito grandes. Para reforçá-lo, colocam-se ferros para que seja constituída uma armação, dando-lhe maior resistência.

MATERIAL

•   Ferros para concreto
•   Pranchão
•   Cavilhas
•   Arame recozido

 FERRAMENTAS

•   Gastalho
•   Grifo
•   Alicate corta-ferro
•   Torquês

FERROS

Os ferros utilizados são especialmente fabricados para esse fim. Trata-se, em geral, de barras de ferro cuja espessura pode variar, sendo mais usada a de 5 a 10 mm de diâmetro.

Utilizam-se ferros lisos ou trefilados (estes seguram melhor o concreto). Como os ferros devem ser dispostos em função da forma da peça a ser concretada, eles devem ser dobrados e amarrados de maneira que fiquem associados entre si.

SUPORTE DE DOBRAGEM

O suporte é constituído de um pranchão que deve ser preso na bancada, no qual se colocam cavilhas de ferro que constituem os pontos de apoio quando da dobra da ferragem.

GRIFO

É impossível dobrar e recurvar os ferros com a mão ou com uma torquês. Utiliza-se uma ferramenta especial chamada grifo, que consiste numa barra de ferro com entalhes de diâmetros diferentes nas extremidades. Antes de comprar um grifo, certifique-se que os diâmetros dos entalhes correspondem aos ferros que serão usados na sua construção.

ferramenta-grifo

DOBRA

A dobra tem por finalidade dar forma particular à ferragem em função do trabalho a ser feito, ou simplesmente recurvar a extremidade de um ferro que, utilizado sozinho, não escorregue no concreto depois de seco.

As cavilhas são colocadas de preferência de duas a duas, de modo a segurar fixamente o ferro e oferecer assim um ponto de apoio para a dobra. O espaço entre as cavilhas depende do diâmetro do ferro.

O espaçamento entre os pontos de apoio deve ser feito em função da forma que vai ser dada à ferragem. Meca a distância que separa dois pontos de apoio para obter uma ferragem conforme as exigências da peça a ser moldada.

DOBRA DA EXTREMIDADE DO FERRO

Essa dobra deve corresponder a normas precisas que são fáceis de respeitar: o raio de curvatura equivale a quatro vezes o diâmetro do ferro e a extremidade reta da dobra deve ter comprimento, no mínimo, igual a duas vezes o diâmetro.

CORTE DOS FERROS

Os ferros usados na feitura do concreto, apesar de não muito duros, não são fáceis de cortar. Uma torquês comum não é suficiente, devendo-se, para tanto, utilizar um alicate corta-ferro.

UNIÃO DOS FERROS

Freqüentemente é necessário unir os ferros entre si, seja para prolongar seja em vista de constituir­se uma armação completa que se apresenta sob a forma de uma carcaça que possa ser transportada.

A rigidez das uniões resulta de amarrações que devem ser executadas com arame recozido.

PROLONGAMENTO DE DOIS FERROS

Esse prolongamento é simples.
Para esse trabalho, usa-se arame recozido.

AMARRAÇÃO DAS FERRAGENS DAS LAJES

A moldagem de lajes de concreto exige que esta seja armada. Dispõe-se de uma malha de ferros regularmente espaçados entre si, de modo paralelo, que cruza perpendicularmente uma outra série de ferros igualmente espaçados. As amarrações são feitas no cruzamento dos ferros. Com o auxílio de uma torquês, os ferros são amarrados com arame recozido.

ferragens-lajes

FERRAGEM DE UMA VIGA

Essa ferragem, como a de um poste de concreto, necessita de dobra e prolongamento. A ferragem toma a forma da peça (um paralelepípedo) e se compõe de ferros retos, dobrados nas extremidades, e que a cada distância, ao longo da peça, são colocados ferros dobrados — os estribos.

DOBRA DOS ESTRIBOS

Para dobrar os ferros, isto é, confeccionar os estribos, são suficientes dois pontos de apoio formados pelas cavilhas de ferro. Estes dois pontos devem estar espaçados a uma distância correspondente a um dos lados do estribo que se deseja fazer.

A feitura do estribo começa com a dobra na extremidade do ferro, que permite uma ligação com o primeiro ferro reto, o que reforçará o conjunto no concreto.

A dobra se faz lado por lado, terminada por uma curvatura da outra extremidade do ferro. Veja nas fotos 14 e 15 a perfeita regularidade do estribo.

Marque o local dos estribos sobre os ferros retos e risque com giz. O espaçamento dos estribos depende da carga e do esforço que a viga terá que suportar. Normalmente esse espaço é de 20 a 30 cm, maspode ser reduzido para 10 ou 15 cm se a carga for muito grande. Esta distância pode variar de uma parte a outra da ferragem em função da distribuição da carga.

Coloque os estribos, suspendendo-os sobre dois dos ferros, tomando cuidado em alternar a posição das curvaturas das extremidades dos ferros dos estribos, o que melhora ainda mais o engate dentro do concreto, aumentando e repartindo os pontos de fixação.

AMARRAÇÃO DOS ESTRIBOS

Uma vez dispostos, os estribos são amarrados aos ferros retos. As amarrações devem ser bem apertadas porque é delas que depende a rigidez da armação metálica. Uma vez ligados os estribos aos dois primeiros ferros, vire o conjunto e proceda da mesma maneira como foi explicado anteriormente, amarrando os estribos aos outros dois ferros.

amarracao-estribos

A rigidez da ferragem deve permitir o transporte sem problemas do conjunto até o molde.

A ferragem de uma viga, tendo de suportar grande peso, pode compor-se de seis ferros em vez de quatro e, nesse caso, dois ferros serão colocados paralelamente no interior da ferragem já descrita: reúna-os por meio de uma curvatura dupla (já explicada no começo deste artigo).

FERRAGEM DE UM POSTE

Apesar de não ter que suportar o mesmo peso que uma viga, o corpo de um poste é armado de maneira equivalente àquela da viga: quatro ferros retos são associados entre si por estribos fixados por amarração, espaçados de 25 cm.

O pé do poste, que deve ter uma forma mais alargada, terá como base uma laje, ou seja, ferros que se cruzam em ângulo reto. A junção das duas ferragens se faz por amarrações, mas é possível dobrar os ferros dos postes de modo que eles se integrem diretamente à armadura do pé, constituindo assim quatro dos ferros horizontais do pé. Para os pequenos postes usados em muros, dois ferros ligados por curvaturas duplas de arame são suficientes.

Print Friendly, PDF & Email
Etiquetas do artigo:
· · · ·
Categorias do artigo:
Casa e Jardim

Comentários

  • adorei a materia,me serviu muito pois faço um curso na area,e pude tirar muitas duvidas que tinha.OBRIGADA!

    marlucia 1 de dezembro de 2010 20:45 Responder
  • Olá
    Gostava de saber se posso unir dois ferros de 6 diamentro por não haver ferro de 12 de diamentro, isto é a seccão fica menor, isto é para viga de fundação

    obrigado, carlos

    carlos brito 13 de fevereiro de 2011 10:47 Responder
  • Gostaria de saber porque as armações de ferro são amarradas com arame recozido e não soldados uns aos outros?

    Alexandre 15 de junho de 2011 2:29 Responder
    • como a estrutura trabalha com o tempo, a soldagem pode se romper, já o arame recozido trabalha junto com a estrutura.

      Valmir 25 de agosto de 2012 14:02 Responder
    • por causa do trasbalho que eles tem que fazer no calor e no frio ( delataçao ok )

      argentino 6 de julho de 2013 16:31 Responder
  • gostaria de saber se vocês tem estribo redondo em aspiral?continuo.

    saulo de moraes 9 de fevereiro de 2012 12:33 Responder
  • sou apaixonado por enjenharia o que vcs tiver mandem para mim estou no 5° periodo.

    Wemerson Etiene 25 de abril de 2012 22:50 Responder
    • O portugeis tem que vim antis da enJJenharia.

      Carlos 1 de junho de 2012 21:48 Responder
    • boa noite wemerson.to pra fazer um sobrado com 3 lajem gostaria de saber com vc sobre a fundacao sapatas vigas colunas o local medi 8 metro por 11 metro

      jose vicente cintra 1 de agosto de 2012 23:55 Responder
  • quero saber com coloco os pregos pra eu fazer estribos de 30 x 10

    Jonatan Soeiro 8 de maio de 2012 17:27 Responder
  • você é muito linda bjs piva

    Regina Celia Moralles Piva 19 de maio de 2012 14:24 Responder
  • como eu faço um estribo redondo

    Sabrina Diego 9 de junho de 2012 0:01 Responder
    • eu sempre faço o estrivo redondo em forma de uma mole em madeira e depois aarro ok ea mesma coisa de 1 a 1 ok

      argentino 6 de julho de 2013 16:28 Responder
  • gostaria de saber quanto eu vou gastar em 16 ferragens prontas de 2.metros cada uma.obrigado

    GEOVANIR DE SOUZA LADEIRA 16 de julho de 2013 18:11 Responder
  • me contrata que te ensino

    Valmir Alves de Oliveira 22 de setembro de 2013 2:20 Responder
  • “INOVAÇÃO É RENOVAR, ACEITAR E MUDAR PARA NOVAS IDEIAS.”
    SURPREENDA-SE COM ARMADOR DE FERRAGENS YANER8…
    Boa noite. Somos fabricante armador de ferragens yaner8…
    CONFIRA SUA PRATICIDADE E VERSATILIDADE..
    website: http://www.yaner8.amawebs.com/
    http://www.yaner8.comunidades.net/
    Muito obrigado

    Francisco K Yamaguchi 15 de outubro de 2013 21:37 Responder
  • Bom DiaPreciso saber os preços de vigas armadas para concreto
    Grato

    Arilla 10 de abril de 2014 13:11 Responder
  • boa tarde
    tenho um vao livre de 10metros entre as paredes de um salao, gostaria de saber qual devera ser a altura,largura,bitola de ferros e quantidades para uma viga aérea de 10metros sem pilar no meio, somente nas extremidades.
    essas vigas tem estarão a 3,5metros de distancia umas das outras e uma laje h-12 sera colococada em cima

    davi 30 de novembro de 2014 16:37 Responder
  • Interessante a matéria mas a chave de grifo mostrada na imagem não tem nada haver com o grifo q descrevem.

    fabio 3 de dezembro de 2014 23:39 Responder
  • Muito boa a matéria, específica da minha área – Engenharia Civil e vou explorá-la.

    Uma solicitação: – Preciso de imagens de ferragens (acessórios – grampos, buchas metálicas, etc.)para a construção e reabilitação de alvenarias.

    Conhecem algum link, site ou marca a quem eu possa enviar um email ou consultar o site?

    Se conhecerem enviam para o meu e-mail indicado abaixo?

    Grato

    Anselmo (formado no Brasil e, depois de aposentado, fazendo doutoramento em Portugal)
    anselmo.vieira@ua.pt

    Manuel Anselmo Vieira 25 de abril de 2015 16:08 Responder
  • Qual o espaço de um ver galão para o outro na armação da ferragem da escada?

    Marilda Dos Santos Mattos Mattos 8 de dezembro de 2015 17:00 Responder
  • qual as distancia entre dois pontos d apoio e securo para uma viga …..pode ter ate 7 metros,,sem apoio no meio..,,,,,e quantos ferros tera esta estrutura de ferros e qual o numero destes ferros ?qual a bitolas devo usar…ou se nao e seguro ,,,,ja q vou colocar lages convencionoal

    Antonio Rodrigues Gonçalves Rodrigues 19 de janeiro de 2016 2:00 Responder
  • preciso fazer uma laje de piso com 8cm. meu vão é de 4,5m e fiz uma viga com 30cm de altura com 2 fe 3/8 em cima, 2 fe 3/8 embaixo, entre estes 2 fe coloquei 1 fe 1/2 e 2 fe 3/8 4cm imediatamente acima destes de 3/8 que coloquei embaixo. o vão da laje é de 4.5 x 4,5. os estribos são de 3/16 e colocados de 20 em 20 cm. mesmo a altura devendo ser correspondente à largura dividida por 12, com estes ferros que coloquei embaixo, e tendo feito a mesma com 30cm de altura, pode resultar em problemas?

    sergio 16 de julho de 2016 11:01 Responder
  • Estou precisando fazer 1 virga aerea de 8m com 2 pilar de 3m para uma garagem sem laje. (Somente com 8 fiada de tijolo furado)
    Sapata:
    Radier 80x80x50(Altura)

    Pilares:
    15×35(Ferragem) sendo 20×40(Concretado)
    com 6 barras de 1/2 e com Estribos 5mm a cada 12cm.

    Virga:
    15×45(Ferragem) sendo 20×50(Concretado)
    com 3 barras de 1/2 na parte inferior, 2 Barras de 3/8 no Meio, 2 Barras de 3/8 na parte Superior e com Estribo 6,3mm a cada 12cm.
    Está correto a estrutura?

    kleber 3 de janeiro de 2017 21:54 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *