Extensões, como utilizar e reparar extensões sem correr perigo

Uma extensão serve para ligar à corrente um aparelho, ferramenta ou instalação eléctrica com fio eléctrico de comprimento insuficiente. Em todo o caso, utilize qualquer extensão sempre com carácter temporário e por curtos períodos de tempo, como, por exemplo, para trabalhar com uma ferramenta eléctrica. Ligue sempre em primeiro lugar o aparelho ou instalação à extensão e só depois esta á tomada.

Procure a tomada mais próxima do local onde precisa de corrente para evitar ter fios eléctricos estendidos pelo chão, que podem dar origem a situações de perigo.

Existem diversos tipos de extensões a venda nas lojas de artigos eléctricos e até nos supermercados. Pode adquirir uma extensão simples de fio duplo com uma ficha macho/fêmea ou extensões com uma ficha macho e duas, três ou mais fichas fêmeas, que lhe permitem ligar ao mesmo tempo mais do que um aparelho. De entre estas, as de mais fácil e segura utilização são as extensões de tambor. Durante o período de utilização de uma extensão deste tipo, desenrole completamente o fio eléctrico para evitar que, ficando no interior do tambor, se estrague por sobreaquecimento.

Ao comprar uma extensão, escolha fio calibrado para a potência (watts) máxima de que vai necessitar. Deste modo. não corre o risco de a sua extensão entrar em sobrecarga ao ser ligada a um aparelho de potência elevada, como, por exemplo, um fogão eléctrico. Para potências mais baixas, use extensões de menor amperagem.

Se quiser fazer uma extensão, adquira numa loja de artigos eléctricos fio duplo com o comprimento necessário, uma ficha macho e uma ficha fêmea. O seu fornecedor pudera aconselhá-lo quanto ao tipo de fio e fichas mais apropriados e sobre a forma de introduzir os fios condutores nas fichas em condições de segurança.

Se precisar de extensões de grande comprimento, não faça ligações de fios condutores. É preferível ligar duas ou mais extensões.

Reparação de extensões

Substitua uma ficha macho ou fêmea que esteja estalada ou partida. Se parte do isolamento da extensão se estragar e a secção estragada estiver perto de uma das extremidades, corte-a e torne a ligar os condutores à ficha. Em qualquer outro caso, substitua toda a extensão.

Atenção

Nunca tente reparar o isolamento do fio com fila isoladora e nem una bocados de fio eléctrico enrolando os fios condutores uns nos outros e envolvendo-os em seguida com fita.


Adicionar Comentário