Estufas, como tratar as plantas; um calendário para a estufa

Uma estufa fria protege as plantas contra as intempéries, permitindo-lhes iniciarem mais cedo o seu crescimento e prolongarem o seu período vegetativo.

Uma estufa aquecida aumenta grandemente o número de plantas que se podem cultivar, assim como o custo de o fazer. Uma estufa mantida a uma temperatura mínima de 13°C é tida como uma estufa quente. Em Portugal, só será necessário aquecer uma estufa artificialmente se viver nas zonas mais frias. O custo do aquecimento pode ser reduzido se se isolar a estufa convenientemente. Para muitos jardineiros, no entanto, uma estufa fria é a solução mais satisfatória.

Uma das vantagens do aquecimento eléctrico é que pode ser controlado através de um termostato de petróleo.

Os ventiladores de tecto ajudam a controlar a temperatura e são essenciais. Os estores de enrolar são úteis para fazer sombra quando há uma forte luz solar.

Como tratar as plantas de estufa

Utilize misturas próprias para as plantas em vaso, e não terra de jardim. Verifique todos os dias a humidade do solo e regue sempre que for necessário. Nos dias quentes de Verão, borrife as plantas com água, excepto as que tiverem folhas aveludadas ou prateadas. Alimente as plantas de duas em duas ou de três em três semanas com um adubo líquido.

Compre as suas plantas num bom viveiro ou num centro de jardinagem e verifique cuidadosamente se há indícios de pragas ou de doença. Volte a verificar regularmente e retire as flores murchas ou as folhas mortas. Aplique pesticidas sempre que for necessário.

Mantenha a estufa limpa e a zona que a rodeia e não a utilize para guardar utensílios de jardinagem, que podem conter elementos nocivos.

Um calendário para a estufa

Janeiro

Faça um plano da quantidade e dos tipos de plantas que vai cultivar no ano que se inicia. Semeie feijão para plantar em Março; numa estufa fria, guarde os caules dos últimos crisântemos em flor, semeie couves-flores e mantenha a temperatura a pelo menos 10°C. Semeie as plantas que vai envasar.

Fevereiro

Numa estufa aquecida, semeie tomateiros perto do fim do mês para os plantar na estufa em Abril. Envase as plantas que semeou no mês passado. Pode continuar a fazer sementeiras e faça estacarias. É este o mês de fazer reenvasamentos.

Março

Transplante as sementes de tomateiros e prepare a terra para os plantar em Abril numa estufa fria. Numa estufa não aquecida, semeie feijões no fim do mês e tomates para os plantar em Abril. Comece a arejar a estufa durante o dia.

Abril

Semeie feijão verde numa estufa não aquecida para plantar em Maio. Plante os tomateiros numa estufa fria em terra preparada. Envase as begónias tuberósas. Aumente a ventilação à medida que o tempo for aquecendo. Pinte com cal os vidros da sua estufa para proteger dos raios solares.

Maio

No princípio do mês, semeie ervilhas e courrgettes numa estufa não aquecida e transplante-as no final do mês. As plantas envasadas de estufa fria podem ser postas progressivamente ao ar livre.

Junho-Julho

Aproveite para desinfectar o solo, fazer limpezas, pinturas, revisões, etc.

Agosto

Semeie ciclames, cinerárias e calceolárias.

Setembro

Semeie as plantas anuais para as ter na Primavera, colocando-as em vasos de 7 cm. Envase os bolbos das flores para a Primavera. Retire a cal com que pintou os vidros.

Outubro

Reduza a rega e acabe com a adubação das plantas. Comece a aquecer a estufa no final do mês, principalmente de noite.

Novembro

Complete o envasamento das plantas anuais semeadas no Outono. Numa estufa fria, coloque as plantas perenes robustas.

Dezembro

Limpe a estufa e lave os vidros para tirar o maior partido da fraca insolação de Inverno. Na estufa quente, pode começar a fazer estacaria.

estufas


7 comentários

  1. Eleonice Zignani 29 de Setembro de 2012
  2. Sousa António 7 de Agosto de 2013
  3. Maria José Carvalho 27 de Janeiro de 2014
  4. Isabel Pinto Remax Mosteiro 19 de Julho de 2014
  5. Mário Fernandes 26 de Setembro de 2014
  6. Eugénia Vale 9 de Novembro de 2016

Adicionar Comentário