Como reparar estores de lâminas e estores de enrolar

Evite problemas com os seus estores de lâminas (venezianas) procedendo regularmente à sua manutenção. Preste especial atenção aos comandos de abertura e orientação, que, embora não necessi­tem de lubrificação, devem ser manti­dos limpos para não emperrarem. Mude imediatamente os cordões estragados antes que se partam, pois um cordão partido é difícil de substituir. Limpe o pó às lâminas com frequência. Se estiverem sujas ou engorduradas, limpe-as com uma esponja embebida em água quente e detergente. Substitua as lâmi­nas partidas ou torcidas.

Como substituir uma lâmina

Retire as lampas laterais, ou «topes», da régua de base. Retire também a capa da régua para poder trabalhar as extremidades do cordão de abertura. Desfaça os nós dos cordões e puxe-os através das lâmi­nas. Quando chegar à lâmina estragada, tire-a e substitua-a por uma nova. Enfie novamente os cordões pelos furos das lâminas, passando-as alternadamente por dentro e por fora dos fios de escada (pedaços de cordão que servem de suporte às lâminas), até à régua. Ate as extremidades dos cordões e coloque a capa e os topes da régua.

Como substituir um cordão estragado

É possível substituir o cordão sem tirar o estore da janela. Segure o cordão dobrado que serve de comando de abertura, pendurado ao lado do estore.

Corte as duas partes a cerca de 15 cm acima da volta. Por vezes, a volta do cordão está enfiada dentro da régua através de um furo no tope. Alguns estores estão equipados com um dispo­sitivo para nivelar as lâminas, semelhante a uma fivela de cinto, enfiado no cordão.

Se for esse o caso do seu estore, faça deslizar o nivelador para fora do cordão antes de cortar. Prenda o cordão novo ao antigo com fita adesiva. Depois de abrir a régua da base, puxe as extremidades do cordão antigo até fazer passar o cordão novo e dê nós semelhantes aos do cordão antigo.

Como substituir um cordão partido

Para o substituir precisa de ter acesso à calha que existe dentro da caixa do topo, de forma a poder meter um cordão novo. Os cordões passam sobre carretos situados por cima da ranhura do travão ou trincador e ao longo da calha do topo. Passe um dos cordões pelos furos junto de uma das extremidades das lâminas e o outro pelo outro conjunto de furos, entretecendo-os de forma alternada nos fios de escada. Torne a colocar a capa e os topes da régua de base, depois de ter dado uns nós nas extremidades do cordão.

Estores de enrolar, como ajustar a tensão

Quando um estore deste tipo não enrola bem, é porque necessita de ajustamento da tensão. Desça o estore até meio, retire-o dos suportes e enrole-o no rolo até ao fim. Volte a colocá-lo no lugar e desça-o até ao fundo. Se mesmo assim não enrolar completamente, repita a operação até obter a tensão correcta. Talvez tenha de dar uma volta ou duas no pino de encaixe antes de voltar a colocar o rolo no suporte.

Como substituir o tecido

Meça a largura do rolo e desconte 2,5 cm. Procure comprar tecido com a largura que calculou. Se comprou tecido mais largo, corte-o por essa medida. Certifique-se de que o comprimento do tecido é suficiente para tapar a altura total da janela, mais 30 cm para cobrir o rolo e a ripa do fundo. Num rolo de madeira, a extremidade do estore é presa com agrafos, tachas ou fita adesiva. Solte o tecido antigo e prenda o novo com agrafos ou pequenas tachas. Siga a linha marcada pelo estore antigo para ter a certeza de que o novo cai a direito.

Um estore com rolo de metal está normalmente colado pela bainha. Descole o material antigo ou corte-o rente ao rolo com um canivete e a seguir prenda o estore novo ao tubo metálico com cola de contacto ao longo da junta do tubo para ter a certeza de que cai a direito. A área com cola deve ter pelo menos 2,5 cm de largura. Desaparafuse do fundo do antigo estore a peça que fixa o cordão e retire a ripa. Dobre a extremidade inferior do tecido de maneira a formar uma manga para a ripa. Depois desta introduzida, aparafuse a fixação e coloque o cordão.

estores


5 comentários

  1. Luisa Bernardino 10 de Agosto de 2012
  2. Nuno Carrasqueiro 11 de Dezembro de 2012
  3. Victor Lourenço 27 de Janeiro de 2013
  4. Elio Freitas 6 de Agosto de 2013
  5. liliana 22 de Agosto de 2013

Adicionar Comentário