Estafe, como utilizá-lo para forrar paredes

O estafe é uma placa feita de uma mistura de gesso e sisal utilizada para forrar paredes e tabiques ou construir tectos. Existem à venda no mercado placas de 1,5 x 1 m e 1,5 x 0,5 m, com espessuras de 25 e 5 mm aproximadamente.

De cor esbranquiçada, o estafe apresenta uma face lisa e outra canelada. Coloque-o sempre com esta face voltada para fora, pois o canelado proporciona uma boa base para a aplicação das camadas de acabamento. Pode cobrir a face lisa com produto isolante adequado para melhor isolamento da superfície que vai forrar. Arrume as placas de estafe em pilhas de altura não superior a 1 m.

Como forrar uma parede

Pregue as placas com a face canelada virada para fora. Deixe uma folga de 3 mm — não mais — entre as placas, Com uma espátula ou uma colher de pedreiro e vedante adequado, em geral uma pasta de gesso e sisal, preencha as juntas de forma a obter de cada lado da junta e a todo o comprimento uma tira de vedante de 2,5 cm. Com o vedante ainda húmido, cubra-o com uma fita adesiva, premindo bem com a espátula para fazer desaparecer quaisquer bolhas de ar. Espere cinco minutos e aplique nova camada de vedante sobre a fita. Alise-o à face da placa e, com uma esponja húmida, retire o excesso e disfarce as beiras. Molhe a esponja frequentemente.

Quando o vedante estiver seco, aplique para terminar outra camada fina de vedante, de forma a cobrir as juntas, e uniformize a superfície com a esponja. Antes de decorar, aplique sobre toda a placa uma ou duas camadas de primário isolante próprio para estale.

estyafe


Adicionar Comentário