Escolha as plantas certas para o seu jardim vertical

Muitas pessoas que querem iniciar a construção de um jardim vertical iniciam tudo da melhor forma possível, mas pecam na hora de plantar as sementinhas ou mudas de plantas.

Isto ocorre, pois há aqueles preguiçosos, que não querem se informar sobre quais os tipos de plantas a plantar em um jardim vertical e saem plantando qualquer semente que ele acha que deve plantar.

Por este motivo, trouxemos neste artigo a vegetação ideal para seu jardim vertical, para não ter problemas futuros por possuir uma vegetação inadequada para os tipos de vasos, posicionamento e cuidados (diferentes dos jardins tradicionais).

Há uma grande variedade de plantas que podem ser utilizadas em um jardim vertical, são mais de 500 espécies. Tome cuidado na hora da escolha das plantas para o seu jardim vertical.

Você pode utilizar apenas uma espécie de planta ou mesclar entre uma variedade de plantas existentes.

O cuidadoessencial que você deve ter é escolher as plantas de acordo com o local ao qual elas ficarão e de acordo com semelhança em suas necessidades de água. Se optar por plantas externas escolha plantas resistentes ao tempo e à luminosidade.

As plantas devem ter semelhança entre as necessidades para que quando você regar, não correr o risco de umas absorverem muita água e outras pouca. Com necessidades parecidas, elas irão crescer em harmonia e dando um bom efeito visual.

Listamos algumas espécies de plantas que são ideais para a criação do jardim vertical. Lembre-se que de início as plantas não terão aquele efeito esperado, o efeito lindo só virá de acordo com a sua dedicação e paciência para com as plantinhas.

Rhipsalis

Estas plantas quase não necessitam de muita terra e são espécies de cactos que não possuem espinhos. Os cuidados que devemos ter com essa planta são fáceis. O principal é que não fique directamente exposta ao sol por muito tempo.

Cultive-a em solo preparado com substrato para epífitas, regue-a semanalmente e faça uma poda esporádica para retirar os galhos amarelados.

 

ripsalis-22

 

Orquídeas

As orquídeas são flores que possuem uma grande variedade de espécies em todo o mundo. Para cuidar de orquídeas no seu jardim vertical, você deve utilizar vasos de barro fundos. Quando for cortar a orquídea, esterilize a tesoura para cortar cada uma, de modo a evitar doenças.

Pingo de ouro

Como esta planta possui dificuldade em brotar, utilize uma mistura de solo com alta fertilidade e use adubos orgânicos. Esta planta necessita de bastante sol para se reproduzir.

Chifre-de-veado

Deve ser mantida sempre em solo húmido e sem contato direto com o sol.

Filodendro

Esta planta deve ser regada uma vez por semana, em solo bem drenado e rico em materiais orgânicos, além de ser cultivada em sombra ou meia sombra.

Peperômias

Esta planta é indicada para ser plantada dentro de casa ou em um local que possua iluminação natural indireta. O solo deve ser misturado com adubo e uma areia grossa, para que assim não ocorra encharcamento. Regue-a diariamente, mas sem deixar o solo encharcado.

Hera roxa

Planta de fácil cultivo, cresce em climas quentes e tem que estar em um lugar que possua contato indireto com a luz solar. Regue-a sempre que o solo estiver seco ao toque.

Cacto de primavera

Essas plantas necessitam de bastante luz solar e são resistentes a climas um pouco mais secos.

Planta alumínio

Estas plantas devem ser cultivadas a meia sombra e devem ser regadas de forma rápida para não encharcar o solo.

Azulzinha

Estas plantas não resistem ao frio. Devem ser cultivadas com luz direta do sol e em solo fértil, com adubos orgânicos. Irrigue de forma a que o solo fique húmido e não encharcado.

 

Tem aqui muitas sugestões de plantas e vegetação para jardim vertical. É só escolher!


Adicionar Comentário