Escolha e Compra de madeiras Resinosas

As madeiras de resinosas provêm de árvores coníferas e são, geralmente, madeiras brandas. A madeira de resinosas pode adquirir-se nas estâncias de madeira serrada ou aparelhada. A serrada tem as superfícies ásperas, pois obtém-se imediatamente após o corte à serra sem qualquer outro preparo. Devido á retracção, a madeira serrada pode variar ligeiramente quanto ás suas dimensões originais.

A madeira aparelhada é alisada á máquina para receber depois o preparo final. A plaina reduz as dimensões, pelo que uma peça adquirida com a secção de 2,5×15 cm ficará realmente com 2 x 14,5 cm.

Se for absolutamente necessário obter peças com dimensões rigorosas, deve adquirir madeira aparelhada com as medidas finais desejadas. Uma peça de 2,5 x 15 cm da secção final teria de ser obtida a partir de uma com tamanho superior — 3 x 16 cm —, se esta tivesse uma secção corrente.

madeira-natural

As madeiras de resinosas deterioram-se rapidamente ao ar livre, pelo que devem ser protegidas com produtos preservadores ou pinturas.

Para estruturas de cobertura (asnas, madres e vigas) ou em locais com HUMIDADE ou condensação, deve encomendar-se madeira de resinosas preparada quimicamente contra o apodrecimento e o ataque de insectos.

As madeiras de resinosas aparelhadas, utilizadas em pavimentos, paredes e tectos, precisam de ser protegidas contra a incrustação de poeiras, o que se consegue com um acabamento de verniz transparente.

Em Portugal, podem apenas considerar-se normalizadas duas qualidades de madeiras: a casquinha e o pinho. A casquinha, de um modo geral utilizada em carpintaria de interiores, é esquadriada na origem (Inglaterra, Finlândia e outros países nórdicos) e medida em pés (30,48 cm) e polegadas (2,54 cm), Conforme a sua espessura e largura em centímetros, o pinho é designado por tabuado, prancha, vigamento, tabuinha, degrau, ou capa de escada, solho aparelhado, solho tosco, solho aparelhado á inglesa, forro e forro e meio.

Ao adquirir madeira, prefira a que foi submetida a um correcto processo de secagem e esteja convenientemente empilhada.


Adicionar Comentário