Embraces, dê um toque de elegância aos seus cortinados

É fácil fazer embraces. Pode fazê-los lisos ou com feitio, a condizer com as cortinas, ou de tecido e cor contrastantes. Se pretende um ar informal, não é necessário entretelar os embraces, mas para um arranjo mais elegante forre-os com entretela ou material sintético para dar volume.

Escolha a localização dos embraces e aparafuse um gancho decorativo na parede ou um de cada lado no caixilho da janela. Certifique-se de que os ganchos ficam à mesma altura medindo a partir do chão.

Abra totalmente os cortinados. Passe uma fita métrica à volta de um deles e ajuste-a à medida pretendida para obter o comprimento do embrace. A largura deste depende do seu gosto, mas deve ter pelo menos 10 cm. Faça um molde em papel.

Se quiser o embrace com feitio, desenhe o molde num papel dobrado ao meio. Recorte o papel dobrado, seguindo o desenho, e desdobre-o a seguir. Prenda o molde ao tecido com alfinetes. Corte o tecido, deixando uma margem de 2 cm.

Corte o tecido do forro de acabamento do mesmo tamanho. Corte a seguir a entretela à medida exacta do molde.

Alinhave a entretela ao avesso do tecido do embrace e dobre sobre ele a margem de 2 cm, prendendo com alfinetes ou molas de roupa. Faça uns entalhes nas partes curvas da margem dobrada e apare os cantos.

Alinhave e vinque a dobra e cosa-a com ponto cruzado. Tire o alinhavo. Coloque o forro bem ao centro por cima da entretela, com o direito virado para cima. Dobre a margem excedente 6 mm abaixo da beira do embrace. Passe com o ferro, prenda o forro na posição correcta com alfinetes ou molas de roupa e cosa-o com ponto de bainha.

Em cada uma das extremidades do embrace cosa uma pequena argola de metal para prender ao gancho da parede.

Faça o segundo embrace da mesma forma.

embraces


Adicionar Comentário