Tipos de máquinas de café

Existem basicamente dois tipos de máquinas de café, a máquina de café tipo filtro, que faz o chamado café da avó, e a máquina de café expresso, que tira o chamado café expresso.

Máquina de café tipo filtro

O mecanismo de base das máquinas de café tipo filtro é o seguinte: a água fria contida no reservatório é escoada lentamente através de uma conduta que a leva até ao café moído contido num filtro. Esta conduta está envolvida por uma resistência que vai aquecendo a água. Uma válvula anti-retorno impede a água quente de voltar para trás.

Depois de passar pelo filtro, a água, impregnada de café, continua a correr lentamente para a cafeteira. Por baixo desta encontra-se uma placa térmica, que mantém o café quente. O termostato e um dispositivo de segurança impedem o sobreaquecimento.

Como manter as máquinas de café tipo filtro em bom estado

Estes aparelhos são muito sensíveis à dureza da água. E conveniente descalcificá-los regularmente, com vinagre e água (em proporções iguais) ou um produto específico, Depois de terminado o processo, encha o depósito com água e ligue a máquina, para eliminar os restos de vinagre ou descalcificador. Repita a operação.
Atenção: a descalcificação só é possível enquanto ainda passar algum fio de água pela conduta! Caso contrário, o mais provável é que tenha de substituir a máquina.

Nunca utilize água previamente aquecida.

O sabor da bebida acabada de preparar pode ser negativamente afectado pelos resíduos de anteriores utilizações. Uma limpeza profunda e frequente é essencial (consulte o manual de instruções).

Componentes da máquina de café tipo filtro

  1. tampa de plástico
  2. reservatório de água (alguns têm indicação do número de chávenas)
  3. filtro removível
  4. filtro de papel (a substituir em cada utilização)
  5. ficha com ligação à terra
  6. interruptor com luz-piloto
  7. conduta para transporte de água fria
  8. cotovelo de borracha com válvula anti-retorno
  9. resistência isolada que envolve a conduta de água
  10. conduta da água quente
  11. saída de água quente para o filtro
  12. cafeteira com tampa
  13. placa térmica
  14. termostato
  15. dispositivo de segurança térmica

Máquina de café expresso

As máquinas de café expresso aquecem a água acima do ponto de ebulição, criando pressão a vapor. Nalguns modelos, este processo é accionado por uma pequena bomba. Sob o efeito da pressão, a água quente é projectada através do café comprimido, antes de cair directamente na chávena.

Componentes de uma máquina de café expresso

1. botão de funcionamento (on/off)
2. reservatório de água
3. bomba (existe apenas em modelos) alguns
4. caldeira
5. filtro
6. café expresso preparado
7. torneira de vapor
8. saída de vapor


One Response

  1. João Batista Oliveira 9 de Julho de 2013

Adicionar Comentário