Grelhador elétrico

Existem diversos tipos de grelhadores elétricos. Alguns podem ir à mesa (os de pedra, por exemplo), outros só devem ser utilizados na cozinha (os de placa ou de resistência), Na maior parte dos modelos, a temperatura pode ser regulada através de um termostato ou da alteração da distância entre a grelha e a resistência.

Qualquer que seja o grelhador, há que limpá-lo depois de cada utilização. Caso contrário, os restos de um cozinhado poderão vir colados ao cozinhado seguinte.

Tipos de grelhadores elétricos

  • Os grelhadores elétricos de placa cozinham por contacto: os alimentos são colocados directamente sobre uma placa aquecida pela resistência. Se fechar o grelhador, a placa superior vai grelhando a parte de cima dos alimentos. Estes aparelhos não podem ser colocados dentro de água. Depois de deixar arrefecer, passe com uma esponja húmida e um pouco de detergente.
  • Os grelhadores de pedra podem estar ou não munidos de uma resistência. Na ausência desta, a pedra é pré-aquecida no forno e o calor é mantido através de pequenas lamparinas, colocadas por debaixo do conjunto,
    Ao limpar a pedra, não a coloque ainda quente dentro de água fria: o choque térmico pode fazê-la rachar ou partir. Submeta-a a um jacto de água quente e elimine os resíduos com o auxílio de uma escova ou de um esfregão de cozinha. Não utilize detergente, já que este se pode infiltrar na pedra, tornando-a tóxica.
  • Os grelhadores elétricos simples ou de resistência possuem uma grelha em aço cromado ou niquelado, colocada a alguns centímetros da resistência. O conjunto assenta num recipiente (uma espécie de tabuleiro, também em aço), onde caem as gorduras. Se este recipiente contiver água, a produção de fumos e odores será menor. Além disso, as gorduras não se queimam nem secam facilmente, o que facilita a limpeza. Esta será ainda mais fácil se, enquanto a grelha está morna, a esfregar com um jornal. Para maior segurança, coloque sempre uma tábua de madeira entre o aparelho e a superficie onde este assenta.
Print Friendly, PDF & Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *