Cuidados a ter com o Ferro de engomar

Um ferro de engomar é constituído por uma base, de material resistente ao calor, sobre a qual se encontram a resistência, o termostato e, eventualmente, um reservatório de água (se o ferro funcionar a vapor e o reservatório não for exterior).

Os comandos, o borrifador incorporado e a luz-piloto estão, na maior parte dos casos, na pega do ferro. Os ferros a vapor têm um comando que permite optar entre a passagem a seco ou a vapor. Se estiver seleccionado para a segunda opção, este botão regula também a quantidade de vapor. A base é aquecida pela resistência, cuja temperatura é controlada através de um termostato regulável.

O comando do termostato indica a temperatura aconselhada para cada tipo de tecido. Como a base atinge temperaturas elevadas (entre 100 e 150° C), a água é transformada em vapor e sai pelos orifícios que nela se encontram.

Cuidados com o ferro de engomar

  • Antes de colocar água no reservatório de um ferro a vapor, não se esqueça de desligar a ficha da tomada.
  • Os orificios da base e a conduta de água podem entupir, sobretudo se a água utilizada for muito dura (com muito calcário). Pode evitar a calcificação se utilizar apenas água desmineralizada ou destilada.
  • Os depósitos de amido e de calcário são queimados, sob acção do calor, e conferem uma cor castanha à placa do ferro. Pode limpá-la com um líquido específico ou vinagre. Em alternativa, utilize um produto para limpar fornos.
  • A base do ferro, em inox ou alumínio, pode estar revestida por um material anti-aderente {teílon, esmalte ou titari). Evite riscar esse revestimento (ao passar roupa com botões ou alfinetes, por exemplo): os riscos diminuem a eficácia do ferro.
  • Substitua o cabo sempre que este apresentar sinais de desgaste.

Ferro de engomar para quem vai viajar

Existem pequenos ferros de engomar que permitem desenrugar roupas ligeiramente amarrotadas. São muito úteis quando se retira a roupa de uma mala de viagem. Se funcionarem a vapor, não utilize água da torneira, mas sim desmineralizada ou destilada.

Problemas e avarias do ferro de engomar, possiveis reparações:

O Ferro de engomar não aquece
– não há corrente
– resistência danificada
– verificar se está ligado; se necessário, medir a tensão

A luz-piloto não acende
– não há corrente
– lâmpada mal enroscada ou fundida, enroscar ou substituir a lâmpada

Funcionamento irregular
– mau contacto na tomada, na ficha, no cabo ou no interruptor, restabelecer as ligações;
– resistência e/ou termostato danificados, substituir eventuais peças danificadas
– fusível térmico fundido, – (mandar) substituir o fusível

O ferro não produz vapor
– orifícios da base obstruídos pelo calcário, – descalcificar com vinagre e água ou um produto específico; em seguida, utilizar apenas água destilada
– reservatório de água vazio, encher

Produção irregular de vapor
– condutas entupidas com calcário – veja em o ferro não produz vapor


One Response

  1. Byanka Marku 19 de Outubro de 2012

Adicionar Comentário