Como funciona uma geladeira

Na verdade quando utilizamos eletrodomésticos ou qualquer outro aparelho como a geladeira todos os dias e de uma forma natural nem sequer pensamos como é que pode funcionar a tal geladeira.

A geladeira é um eletrodoméstico fundamental para a as sociedades modernas. Serve para manter frios os alimentos, e assim mantê-los livres de bactérias e outros agentes que detrioram o que comemos. Sem este objeto tão comum nas nossas casas, não conseguíamos por exemplo, comprar alimentos nos supermercados e consumi-los durante todo o mês ou até mais tempo. Simplesmente as grandes cidades não seriam possíveis!

Como funciona a geladeira?

Uma geladeira possui uma bomba de calor, ou seja existe um gás que é comprimido e ao ser libertado absorve o calor. Este fenómeno físico acontece em todos os gases, no entanto as geladeiras utilizam gás especial que potenciam esta lei da física. No século passado eram utilizados os gases CFCs que foram proibidos devido a destruição da camada de ozónio que os CFCs provocam.

Quando a geladeira esquenta, um termo-estato liga o compressor que faz circular o gás, comprimindo-o e descomprimindo, para que o gás vá dentro da geladeira absorver todo o calor e o liberte na parte de fora. Daí se chamar “bomba de calor”.

O compressor comprime o gás fora da geladeira fazendo circular o gás comprimido no radiador da parte de fora da geladeira. Quando o gás entra na geladeira, é descomprimido através de uma válvula ficando gelado, fazendo com que a geladeira possa ficar a cerca de 20 graus negativos.

Agora já deve ter uma ideia de como funciona um eletrodoméstico que é utilizado praticamente todos os dias. Não é um sistema simples, mas o próprio funcionamento da geladeira também não o é.

Print Friendly, PDF & Email
Categorias do artigo:
Eletrodomésticos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *