Como funciona uma balança

A maior parte das balanças actuais funciona através de uma mola: a carga colocada no prato da balança pressiona a mola, que está ligada a uma escala graduada.

Balanças de cozinha

As balanças de cozinha e muitos pesa-cartas funcionam de acordo com esse princípio. O peso é assinalado de forma diferente consoante os modelos. Nalguns casos, é uma agulha que indica o peso da carga numa escala graduada. Noutros, esta escala tem a forma de um disco, que gira até que a indicação do peso e a agulha (fixa) estejam sobrepostas.

Balanças digitais

Existem modelos em que o peso é indicado através de um visor digital. Obviamente, quanto mais subdividida estiver a escala de graduação, maior será a precisão da pesagem.

Balanças de casa de banho

Nas balanças de casa de banho é o disco graduado, e não a agulha, que gira para indicar o peso. Para obter uma distribuição equilibrada do peso, a superfície sobre a qual nos colocamos repousa sobre quatro pontos móveis que, através de um sistema complexo, transmitem à mola as forças em jogo.

A mola, através da cremalheira e da roda dentada, faz girar o disco graduado, que volta a zero quando o peso é suprimido. A maior parte destas balanças tem uma pequena roda, que permite ajustar o disco graduado, se necessário.

Como usar uma balança

  • Antes de utilizar uma balança, verifique se está regulada para zero.
  • Qualquer que seja o tipo de balança, coloque-a numa superficie firme e plana: uma superfície irregular pode falsear os resultados.
  • Se necessário, verifique o rigor do peso indicado com pacotes de farinha ou de açúcar. No entanto, em caso de erro, o mais provável é que a diferença não seja constante. Portanto, não basta ter em conta a diferença (somando ou subtraindo um quilo, por exemplo) para obter um resultado exacto.
  • O uso intensivo ou pouco cuidadoso de uma balança deteriora a mola, o que dá lugar a erros na pesagem. É preferível (mais fiável) comprar uma balança nova do que tentar reparar a antiga.

Adicionar Comentário