Como funciona um Forno micro-ondas e conselhos de boa utilização

Existem dois tipos de fornos micro-ondas. Os mais simples permitem apenas aquecer e descongelar, enquanto os mais sofisticados já cozinham os alimentos e estão equipados com um grelhador. Em qualquer dos casos, estes fornos funcionam através de um componente chamado magnetrão, que transforma a energia eléctrica em ondas electromagnéticas (o mesmo tipo de ondas utilizado nos aparelhos de rádio, radar ou televisão).

Quando incidem sobre os alimentos, as ondas electromagnéticas mudam a polaridade das moléculas de água, provocando uma fricção que dá origem à libertação de calor. Desta forma, o alimento é aquecido e/ou cozinhado de dentro para fora.

As micro-ondas não são radioactivas, mas, em caso de exposição prolongada, o utilizador pode sofrer lesões na pele ou nos olhos, semelhantes a queimaduras solares. As pessoas portadoras de pace-maker também podem ser afectadas, Por isso, estes fornos estão equipados com vários sistemas de segurança que impedem as fugas de micro-ondas: uma rede metálica isola a porta, impedindo a saída através do vidro; os sensores nas dobradiças e no fecho da porta desligam o magnetrão se a porta se abrir, seja de forma voluntária ou por acidente.

Para que a protecção seja eficaz, é importante que se vigie o bom funcionamento destes elementos. Se, por qualquer razão, a rede metálica da porta se furar ou desprender, ou se existir qualquer outra possibilidade de fuga de micro-ondas, não utilize o aparelho.

Limpe com regularidade o rebordo da porta, com um pouco de água e detergente, de forma a que os resíduos de alimentos e a gordura não impeçam um bom contacto. Controle o estado do fecho, das juntas e das dobradiças. Para manter o aparelho em boas condições, procure seguir as instruções do manual.

Alguns conselhos de utilização essenciais do micro-ondas

  • quando instalar o micro-ondas, escolha um local afastado de fontes de calor e deixe um espaço livre em redor do aparelho, para que o ar quente possa ser ventilado;
  • não deixe o micro-ondas a funcionar quando está vazio, já que isto diminui o tempo de vida do magnetrão;
  • utilize recipientes adequados: vidro de tipo pyrex, peças de plástico ou de cerâmica especiais para estes fornos. Evite recipientes de madeira (podem rachar), plásticos sem resistência a temperaturas elevadas ou metais, Os recipientes em metal reflectem as micro-ondas, impedindo que os alimentos sejam aquecidos. Além disso, as ondas reflectidas podem danificar o forno;
  • limpe imediatamente os resíduos e salpicos, para evitar que se queimem. Se, apesar de todos os cuidados, o micro–ondas não funcionar, fizer ruídos estranhos ou sofrer de qualquer outra anomalia, nunca tente repará-lo: recorra ao serviço de assistência técnica!
Print Friendly, PDF & Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *