Como aquecer o ar ambiente

Quando o Inverno é rigoroso, torna-se essencial manter a casa aquecida. Algumas pessoas têm lareira, outras optam por instalar um sistema de aquecimento central. Entre nós, no entanto, os aparelhos eléctricos de aquecimento local continuam a ser os mais utilizados. São aparelhos que, normalmente, não estão sujeitos a muitas avarias nem exigem muita manutenção, desde que não se lhes peça o impossível (por exemplo, aquecerem sozinhos uma sala durante dias a fio).

Radiadores a óleo

Num radiador a óleo as resistências aquecem o óleo (um bom condutor de calor) que se encontra no interior de um contentor metálico. O calor produzido pelo radiador a óleo é progressivamente difundido na divisão onde se encontra.
Os radiadores são aparelhos totalmente silenciosos, mas muito lentos: só depois de o óleo estar quente é que começam a aquecer o ar.

Nunca cubra o radiador a óleo (com uma toalha por secar, por exemplo), sobretudo na área onde existem pequenas ranhuras que asseguram a ventilação. Isso poderia provocar o sobreaquecimento do aparelho e, eventualmente, originar um incêndio.

Radiadores de infravermelhos

Num radiador de infravermelhos a produção de calor é feita através de tubos de quartzo, levados à incandescência por uma resistência individual. O calor é intenso e imediato, mas muito localizado: estes aparelhos são úteis, por exemplo, para aquecer os pés, mas pouco eficazes quando se trata de aquecer uma sala. Além disso, são silenciosos e rápidos, mas apresentam riscos de incêndio (no caso de os tubos de quartzo entrarem em contacto com um material inflamável: tecido, papel, etc).

Se utilizar um radiador de infravermelhos para aquecer a casa de banho, fixe-o na parede, longe do chão e da banheira. Mas também não o aproxime muito do tecto, para evitar que o calor se concentre num só ponto.

Convectores

Num convector as resistências colocadas num contentor aquecem o ar que atravessa o aparelho. O ar quente, mais leve que o ar frio, sobe e vai aquecendo, lentamente, a temperatura ambiente. Quando arrefece, o ar volta a descer e é novamente aquecido, num processo cíclico contínuo (que é designado por convecção natural). Nalguns modelos é possível accionar um ventilador, de forma a acelerar o aquecimento {convecção forçada).

Depois, o ventilador é desligado e o aparelho continua a funcionar de forma normal e silenciosa.
Os convectores adaptam-se bem a períodos de utilização prolongados e possuem uma gama de potências bastante ampla.

Termoventiladores

O ar frio aspirado pelos termoventiladores é aquecido pela resistência e reenviado para o exterior. Possuem geralmente um termostato, que evita o sobreaquecimento.
Os termoventiladores São aparelhos pequenos e leves, mas relativamente ruidosos. Aquecem o ar ambiente de forma rápida e uniforme e são indicados para períodos de utilização curtos.

Evite a acumulação de pó

Nos termoventiladores, a contínua aspiração do ar ambiente provoca, com o tempo, uma considerável acumulação de pó. Para evitar que este se queime, libertando um odor desagradável, convém limpar regularmente o interior do aparelho. Se for um modelo pequeno, talvez seja suficiente aspirá-lo. Os de maiores dimensões, porém, têm de ser abertos. Proceda da seguinte forma:

  1. desligue o aparelho e retire os parafusos que prendem a caixa;
  2. depois de aberto, utilize o aspirador (na potência mínima) para limpar a sujidade maior. Passe uma escova macia e seca pelas palas do ventilador, pelo motor, pelas grelhas de entrada e saída do ar e se necessário – pela resistência;
  3. para aceder ao motor, pode ser necessário retirar primeiro o ventilador, geralmente fixo com um parafuso. Antes de tentar puxar o ventilador, faça-o girar em sentido contrário ao dos ponteiros do relógio;
  4. retire os parafusos que fixam o motor e limpe o pó da grelha de entrada de ar;
  5. desloque cuidadosamente a placa que protege a resistência, para poder limpar por baixo. Aspire e, em seguida, passe com uma escova;
  6. volte a montar os componentes e feche a caixa. Aperte bem os parafusos, para evitar que a caixa se deforme.

Adicionar Comentário