Edredões, como limpar um edredão e fazer uma capa

Os edredões devem ter capas de pôr e tirar que possam ser lavadas regularmente; o próprio acolchoado deve ser limpo de vez em quando.

Print Friendly, PDF & Email

Os edredões devem ter capas de pôr e tirar que possam ser lavadas regularmente; o próprio acolchoado deve ser limpo de vez em quando. Os edredões com enchimento sintético, por exemplo poliéster, podem ser lavados em casa de acordo com as instruções do fabricante. Se tiverem enchimento de penugem, penas ou mistura de ambos, devem ser limpos por profissionais.

Para lavar um edredão em casa, na máquina de lavar roupa, utilize o programa indicado na etiqueta; se lavar no tanque, mergulhe-o em água morna e sabão, enxagúe e esprema bem. Para secar, estenda-o ou pendure-o sobre duas cordas de roupa, pois o enchimento pode não ficar bem distribuído.

Como fazer as capas

Podem fazer-se capas novas com lençóis de cama ou com pano de lençol de algodão ou de algodão com poliéster. Para uma capa para um edredão de 1,98X2,03 m (cama de casal — medida standard), são necessários dois pedaços rectangulares de tecido de 2,11×2,13 cada um. A capa deve ficar ligeiramente maior que o edredão para facilitar a colocação.

Junte os dois bocados de tecido, direito com direito e beira com beira. Prenda-os com alfinetes, deixando numa das extremidades uma abertura centrada de cerca de 1 m para poder introduzir o edredão. Cosa à máquina a toda a volta, a 13 mm da borda, deixando a abertura por coser.

Dobre as margens pela abertura e bata-as ao ferro. Vire a capa do direito e passe a ferro. Arranje fita velcro e prenda-a com alfinetes por dentro de cada lado da abertura. Cosa à máquina a toda a volta as tiras de velcro rente às beiras. Se quiser um acabamento mais forte, torne a coser a capa a toda à volta, excepto na abertura, no seguimento do pesponto interior da fita velcro.

Em vez de utilizar velcro, pode fazer uma bainha nas margens e pregar à mão quatro pares de fitas ou pode prender com molas.

 

Print Friendly, PDF & Email
Etiquetas do artigo:
· · ·
Categorias do artigo:
Casa e Jardim

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *