Dicas para cuidar do jardim

Plantas e flores dão mais alegria e cor à nossa vida. Por vezes, nem precisa de um espaço muito grande para o seu jardim. Até um terraço, varanda ou marquise podem ser locais ideais para manter as suas bonitas plantas.

Por isso, se tem a sorte de ter um pequeno jardim em casa ou estiver a pensar ter um, então saiba que precisa de ter alguns cuidados essenciais para manter as suas plantas saudáveis e bonitas.

As plantas precisam de atenção e dedicação. Fique a conhecer algumas dicas úteis para as manter nas melhores condições.

Confira já de seguida o nosso pequeno guia com orientações para cuidar do jardim!

 

 

Em primeiro lugar, temos de definir o tipo de jardim que pretendemos e as opções que dispomos para o espaço que escolhemos. Condições como clima, luminosidade, humidade entre outros fatores podem favorecer ou prejudicar o crescimento e desenvolvimento de diversas variedades de plantas. Avalie e faça um levantamento das características do lugar onde vai fazer a plantação. Condições do solo, ventilação e horas de sol/sombra são importantes para saber quais as plantas mais indicadas para o espaço em questão.

Para cuidar do seu jardim tenha também sempre à mão todas as ferramentas essenciais. Por exemplo, é conveniente que tenho umas luvas de jardinagem, pois para além de evitar sujar-se tanto, também evita cortes e possíveis feridas nas mãos. Uma tesoura de poda, pá, regador, entre outras ferramentas são também essenciais.

O jardim pode ser composto por alguns vasos ou por pequenos canteiros, tudo depende do que pretende e do espaço disponível para plantar as plantas. Tenha também em conta que algumas plantas dão-se bem na sombra ou meia sombra, enquanto outras necessitam de luz plena durante todo o dia. Torna-se assim essencial escolher a variedade a plantar de acordo com as suas necessidades em termos de clima e luminosidade. Se tem dúvidas acerca das características de alguma planta, então use as novas tecnologias a seu favor, pesquise no google.

Para plantar a muda ou planta no solo, cave um buraco de tamanho adequado. A terra deve ser de boa qualidade e com boa drenagem. Quando muito vermelhas são argilosas e compactam mais devendo ser misturadas com areia e muito húmus. Prefira os solos de tonalidades escuras, de cor castanho café.

Depois de ter o buraco pronto, coloque composto orgânico ou adubo e terra. Posicione a planta no interior e cubra a raiz até o inicio do caule. Aperte gentilmente a terra em redor da planta e  regue para que fique bem assente.

Para plantar em vaso a técnica é bastante semelhante. Coloque argila expandida ou brita no fundo do vaso para a drenagem, acrescente uma manta de poliéster e em seguida a terra com o composto. Depois basta colocar a muda dentro do vaso e acertar a terra em volta.

Não se esqueça que a planta vai precisar de alguma manutenção periódica. Cuidado com as regas, especialmente tenha a cautela de não regar em excesso, pois pode causar o apodrecimento das raízes. O ideal é regar a planta de manhã cedo ou à tardinha, quando já não está sol forte nem muito calor, que favorece a evaporação da água. Corte com a tesoura todos os galhos e folhas secas e verifique pragas ou insetos.


2 comentários

  1. Jussara Rocio Duarte 20 de Dezembro de 2012
  2. Maria Rodrigues 7 de Maio de 2013

Adicionar Comentário