Desentupimento de um pia

  • on 27 de maio de 2011
  • Likes!

Acumulando-se nas curvas do sifão, os resíduos acabam frequentemente entupindo a canalização da pia ou do lavatório. Como proceder para seu desentupimento? Este é o tema do presente capítulo.

Razões do entupimento

Entupimento de uma pia ou lavatório provém da acumulação de resíduos no cotovelo do sifão, resíduos esses aglomerados pela gordura na água. O entupimento é mais freqüente em pias de cozinha, sobretudo onde se lava louça. De um modo geral, deve evitar-se que os resíduos entrem na tubulação, principalmente durante a lavagem da louça.

Problema do desentupimento

Existem muitas soluções para desentupir um sifão; a mais simples consiste em desmontá-lo, se puder fazê-lo facilmente, o que não é sempre o caso…

Desmontagem

A desmontagem é teoricamente possível em todos os sifões, mas é difícil em sifões metálicos, sobretudo se forem antigos. Em todo caso, é necessário desmontá-los completamente, o que não é tão simples com ferramentas de amador.
Ao contrário, os modernos sifões de plástico são freqüentemente dotados de um receptáculo no seu fundo, que recebe os restos de comida e a gordura. Para desentupir esse tipo de sifão, basta desparafusar esse receptáculo (geralmente à mão) e limpá-lo.
Existem também alguns sifões de plástico mais ou menos transparentes, fáceis de desmontar, que permitem ver o grau de obstrução e intervir antes do entupimento. Se a desmontagem é impossível…
… recorra aos produtos desentupidores ou à escovinha. Esses produtos se apresentam de duas formas: em pó (sobre o qual se coloca água quente); ou em líquido (que se deixa agir durante algumas horas). Os dois contêm soda cáustica, não sendo muito aconselháveis, pois corroem as tubulações. Utilize-os só em casos extremos.
Tome todas as precauções para que eles não fiquem ao alcance das crianças. A escova metálica é montada na extremidade de um cabo flexível, de comprimento variável, permitindo que ele seja enfiado nos canos e atinja todos os cotovelos, mesmo os que estão distantes do sifão. É o acessório ideal para desentupimentos sem danificar as tubulações.

Enfim, pode-se utilizar o desentupidor de pia de borracha, que age por sucção mas tem eficácia limitada: a sujeira é apenas deslocada sem ser retirada.

Print Friendly, PDF & Email
Etiquetas do artigo:
· · · · · ·
Categorias do artigo:
Casa e Jardim

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *