Tapete de barbante com fitas em cetim

Para quem gosta de passar as horas livres ou mesmo de trabalhar na produção de artesanato, a arte das coisas feitas à mão, com certeza que já deverá conhecer variadas formas de arte como chaveiros, bijuterias, caixas, crochê, bordados bem como muitas outras coisas. Se for esse o caso, então certamente já ouviu falar dos bordados em barbante e de tapetes de barbante com fitas em cetim.

Caso queira tirar ideias para fazer o seu tapete de barbante com fitas de cetim, a Internet é o local perfeito para encontrar o que procura.

Hoje em dia cada vez mais se vê os tapetes com as fitas em cetim. Basta soltar a sua imaginação e criar belas peças.

Siga as próximas dicas.

Tapete de barbante

tapete-de-barbanteHá quem faça um tapete de barbante com fitas em cetim com ponto alto, deixando um espaço para passar a fita, o que resulta em três quadradinhos feitos com três correntes e um ponto alto. Depois de ter o tapete pronto, pode passar a fita por toda a lateral, o que vai dar um charme ultra especial. Também pode deixar as pontas do tapete com o laço.

De facto, os tapetes de barbante já são interessantes peças por si só, mas quando ficam com o efeito das belas fitas de cetim tornam-se ainda mais sofisticados. Sendo o barbante um material mais simples, é sempre possível fazer uma composição mais extravagante, combinando-o com fitas de cetim.

Principiantes

Para quem se inicia na arte da tapeçaria em barbante, deve sempre escolher modelos simples para os primeiros trabalhos. Mas isto não quer dizer que o seu tapete será mais simples, pois existem formas de deixar os modelos básicos muito especiais. Use um fio especial, como o Barroco da Círculo, que já vem misturado e em diversas cores. Qualquer escolha fica ótima com esse fio.

Passe uma fita de cetim entre as tramas de uma das carreiras do seu tapete de barbante simples, finalizando com um laço, fica um mimo.

Mais experientes

Ao contrário do que se possa imaginar, ter prática em crochê com fios finos não é garantia de ter facilidade na execução de um tapete de barbante. A espessura do fio e da agulha vão interferir bastante e quem estiver habituada a fazer crochê com fios delicados, também deverá escolher um modelo simples de tapete, apenas por garantia.

Quanto ao formato para o tapete de barbante com fitas em cetim que for fazer, pode optar por retangular, oval, redondo, quadrado ou em leque, pois não tem qualquer relação com o grau de dificuldade. De facto, alumas artesãs consideram o oval o mais fácil de fazer, enquanto que para muitas outras esse pode mesmo ser o formato mais difícil.

O que tem a fazer é seguir a sua intuição e escolher um formato e modelo sem muitos detalhes ou uso de pontos que você não domine. Alguns modelos podem trazer no gráfico a forma de uma figura, que pode ser de cisne, flores, rostos humanos ou temas natalícios. É o que se chama crochê filé.


2 comentários

  1. Nêmora Oliveira 18 de Agosto de 2013
  2. ShirleyShirley Fatima 31 de Julho de 2014

Adicionar Comentário