Como escolher o estilo de decoração da sua casa

Escolher o estilo de decoração para a sua casa não precisa de ser uma tarefa difícil. Com alguma pesquisa e atenção a pequenos pormenores pode facilmente encontrar um estilo de decoração que tenha a ver consigo, com as suas necessidades e a funcionalidade de cada divisão.

O seu orçamento e disponibilidade dos diversos elementos decorativos também vão ter um papel determinante na escolha de como decorar a casa, mas uma vez definidos estes critérios pode dar inicio ao divertido processo de decoração.

Não siga modas, pois o que pode estar em voga hoje, amanhã pode estar completamente ultrapassado. O ideal é que opte por estilos de decoração versáteis e que facilmente consiga combinar com outros, caso precise de fazer uma renovação mais tarde.

Seguem-se algumas orientações para escolher o estilo de decoração de uma casa.

 

 

Comece por procurar inspiração para saber qual o estilo de decoração que mais se adequa a si e à sua casa. Visite exposições, bibliotecas, veja revistas, livros ilustrados e programas de televisão. Feiras de velharias e de artesanato são também uma excelente fonte de inspiração, para além de serem o local ideal para adquirir peças marcantes, a um preço mais económico.

Se pretender conferir à sua casa um determinado estilo de época, então aconselhamos que visite casas com esse estilo. Pesquise também um pouco acerca das cores e mobiliário que se utilizavam na época, de forma a conseguir fazer uma decoração fiel ao estilo pretendido na sua casa.

Pense com antecedência  e pondere com cuidado. Por exemplo, se não vai ficar na casa muito tempo, então talvez seja melhor opção apenas fazer uma decoração que satisfaça as suas necessidades atuais. Não vale a pena ter custos com algo que não irá usufruir, a menos que o veja como um investimento para valorizar a casa no momento da venda.

Tenha também em conta os custos que terá a reproduzir o estilo de decoração que mais lhe agrada. Faça um planeamento cuidado acerca de todos os elementos decorativos e materiais que irá necessitar, de forma a conseguir analisar se o estilo que escolheu se adapta ao seu orçamento.

Quando optar pelo estilo de decoração tenha também em conta o seu estilo de vida. Por exemplo, o estilo moderno é inovador, por isso, se pensa ser uma pessoa criativa, então este estilo dá-lhe a oportunidade de experimentar algo que reflete as suas próprias ideias.

Se por outro lado, é uma pessoa mais clássica e conservadora, então um estilo de decoração mais clássico pode ser o ideal. Muitas pessoas sentem-se mais confortáveis com temas tradicionais de decoração. É o estilo perfeito se pretende aproveitar algum do mobiliário que já possua em sua casa.

Se estiver satisfeito com o estilo de decoração já existente na casa, poderá simplesmente actualizá-lo ou renová-lo. Não existe necessidade de renovar totalmente a decoração de um espaço para o adaptar a determinado estilo. Basta que pegue num estilo estabelecido e o adapte ao seu gosto.


2 comentários

  1. Natalia Braga 19 de Novembro de 2012

Adicionar Comentário