Curtos-circuitos, encontrar as causas e restabelecer a corrente

Um curto-circuito acontece devido a uma falha no circuito entre o quadro e o aparelho ou dispositivo eléctrico. Por exemplo, dois fios podem entrar em contacto por se terem soltado dos seus terminais ou descarnado.

Uma corrente mais forte flui através dos cabos pelo caminho que oferece menos resistência até encontrar um ponto fraco, um fusível ou um disjuntor que rebenta ou liga de repente, quebrando o circuito e interrompendo a corrente. Se não houvesse pontos fracos, o curto-circuito poderia causar um incêndio ao provocar o aquecimento excessivo dos cabos ou das ligações. Pode ouvir um fusível rebentar — quando introduz uma ficha numa tomada, por exemplo. Nesse caso, poderá verificar as ligações da ficha e reparar o fusível ou ligar novamente o disjuntor.

Como localizar a falha

Corte primeiro o fornecimento de energia no quadro. Nunca faça uma verificação sem desligar a corrente. Deve marcar no quadro qual o circuito que esse fusível ou disjuntor protege.

Se os fusíveis não estiverem marcados, examine um de cada vez

Se em vez de fusíveis tiver disjuntores, poderá ver logo qual foi o botão ou interruptor que disparou.

Falha nos circuitos

Se surgir uma falha num circuito de iluminação, desligue as luzes e o interruptor principal no quadro. Examine os fios dos candeeiros de tecto. Estes fios estragam-se com relativa facilidade e qualquer movimento — como a corrente de ar de uma janela aberta — pode fazer que fios descarnados se toquem. Examine também as ligações do candeeiro e o interruptor para ver se algum fio se soltou do seu terminal.

Outra possibilidade é a de um cabo ter sido danificado durante obras numa parede ou no soalho. Verifique se o circuito sofreu algum dano. Se o cabo do circuito estiver danificado, terá de ser substituído.

Quando tiver reparado as falhas, substitua o fusível que rebentou ou torne a ligar o disjuntor no quadro. Se o fusível rebentar novamente ou o disjuntor disparar, chame um electricista.

Se surgir uma falha no circuito das máquinas, desligue todos os aparelhos e retire as respectivas fichas das tomadas.

Se houver fichas triplas ou uma caixa de ligação directa no circuito, experimente os fusíveis para se certificar de que estão em boas condições. Verifique se o circuito sofreu algum dano; se o cabo não estiver em boas condições, terá de ser substituído.

Volte a colocar o fusível reparado no quadro ou ligue novamente o disjuntor. Se o fusível rebentar de novo ou o disjuntor disparar, chame um electricista. Se o fusível ou o disjuntor continuarem operacionais, o problema deve residir em algum aparelho.

Falha num aparelho

Desligue todos os aparelhos e examine-os para ver se os cabos de ligação estão em condições ou há fios soltos numa ficha. Nunca examine um aparelho que esteja ligado à corrente.

Se não der com a origem do curto-circuito, ligue um aparelho de cada vez à corrente e accione o interruptor. Quando ligar o aparelho avariado, o fusível rebentará novamente. Se o defeito no aparelho for mais grave que uma falha num cabo, mande-o arranjar.


Adicionar Comentário