Cultivar e Aproveitar Cabaças para decoração de sua casa

Algumas plantas da família do pepino e do melão produzem frutos bulbiformes de casca dura em tons de verde, amarelo e laranja. Colhidas no princípio do Outono, as cabaças são postas a secar durante várias semanas e em seguida limpas e envernizadas para decorarem o interior das casas.

  Cultivo

 

Originária da América tropical, a cabaceira dá-se bem no nosso país. Semeie no fim da Primavera em vasos de turfa para sementeira ou em viveiro. Transplante as plàntulas quando tiverem cerca de 20 cm para um solo bem drenado e exposto ao sol.

Disponha as plantas a intervalos de 1 m nas proximidades de uma latada ou armação. Há numerosas variedades de cabaceiras que produzem frutos em forma de maçã, ovo, pêra, ampulheta ou clava.

  Colheita

 

Quando a casca das cabaças se apresenta dura e os pés quebradiços, corte-as com uma faca afiada, limpe-as bem e ponha-as a secar.

Confecção de ornamentos

Esfregue bem as cabaças com um pano macio e em seguida aplique-lhes um verniz transparente. As cabaças podem ser suspensas aos molhos ou isoladamente, em função da sua forma e tamanho c do espaço que se quer decorar. As mais pequenas podem servir para enfeitar as árvores de Natal. V. também decorações de natal; árvores de natal.

 




One Response

  1. fernando 17 de Abril de 2012

Adicionar Comentário