Cuidados e reparações nos Cortador de relva

Um cortador de relva só funciona bem se estiver sempre limpo e bem lubrificado. Portanto, adquira o hábito de retirar os pedaços de terra e a relva que ficam agarrados enquanto estão ainda húmidos e arrume o cortador debaixo de telha. Antes de efectuar qualquer trabalho de manutenção num cortador eléctrico, desligue-o sempre; num cortador com motor a gasolina, desligue a ignição.

As duas partes mais importantes são as lâminas para cortar e as rodas ou cilindros. Use uma faca de cozinha velha para libertar qualquer acumulação de lama nas rodas ou no cilindro. Depois de limpo, pulverize-o levemente com um óleo protector em aerossol.

A lubrificação varia segundo o tipo do cortador, por isso leia as instruções do aparelho. Alguns precisam de massa lubrificante, outros de óleo, enquanto outros não precisam nem de uma nem de outro, pois os rolamentos são lubrificados durante a fabricação, dispensando qualquer lubrificação posterior.

Como regra geral, aplique a massa ou o óleo na máquina oito horas após a última utilização.

Durante a época em que se apara a relva, verifique todos os parafusos e porcas. Podem soltar-se devido à vibração da máquina. Esta situação verifica-se especialmente nos cilindros de madeira reguláveis. Certifique-se de que todos os pontos onde vai deitar o óleo estão limpos de sujidades e que as tampas protectoras estão fechadas.

Cuidados com as lâminas

Verifique-se as laminas do cortador de cilindro Foram danificadas por pedras ou outros objectos duros. Use uma lima para retirar quaisquer rebarbas e endireite qualquer ligeira curvatura martelando a lâmina. Veja se o cilindro está na posição conecta em relação á lâmina fixa do fundo. Se estiverem separados demais, a máquina não corta; se estiverem próximos demais, a máquina não funciona devidamente.

Para ver se o alinhamento está correcto, segure uma folha de papel entre as lâminas do cilindro e a lâmina fixa e faça rodar o cilindro. A lâmina deve cor-lar o papel a todo o comprimento. Regule o corte rodando e ajustando os parafusos nas duas extremidades do Cilindro.

Se as lâminas estiverem rombas e não souber afiá-las, retire-as desaparafusando os parafusos que as seguram. Leve-as a uma casa da especialidade ou compre lâminas novas para as substituir. Se as lâminas novas estiverem cobertas com tinta protectora, limpe-as antes de as utilizar.

Cortadores Rotativos

Há dois tipos de cortador rotativo: o cortador suspenso, que flutua numa almofada de ar, e os modelos maiores montados sobre rodas, que permitem a escolha da altura do corte. Em ambos os tipos, é importante limpar a parte de baixo, pois uma acumulação de relva e terra poderá rapidamente afectar a eficiência do cortador. Retire os pedaços de lama e de relva depois de cada utilização. A lâmina, semelhante a uma hélice, gira a alta velocidade e gasta-se facilmente com quaisquer objectos que surjam, por isso deve examiná-la depois de cada utilização. Pare sempre a máquina e espere que a lâmina se imobilize antes de lhe tocar. Nos modelos eléctricos, retire sempre a ficha antes de proceder à manutenção.

Para eliminar as rebarbas, retire a lâmina da máquina tirando o parafuso grande que a segura. Prenda a lâmina num torno e use uma lima para retirar as rebarbas e afiar os gumes. Se a lâmina estiver muita estragada, substitua-a por uma nova.

É importante que a lamina fique bem equilibrada, pois caso contrário, provocará uma grande vibração e pode danificar os rolamentos. Este inconveniente também pode advir do facto de ter limado demais uma extremidade. Existem também laminas de plástico, que duram menos do que as de aço, razão pela qual só deve utilizar para cortar relva. Algumas máquinas trazem ambos os tipos de lâmina. Ao comprar o cortador, verifique se tal acontece.

Motores

O motor a gasolina de um cortador necessita de cuidados de conservação regulares. Retire e limpe a vela de ignição pelo menos duas vezes por ano.

  • Limpe a vela e verifique o espaço entre os eléctrodos com um apalpa-folgas com a espessura recomendada.
  • Use um instrumento próprio para regular esse espaço.

Verifique o filtro de ar do carburador, que deve ser mantido sempre limpo. Retire do filtro um elemento semelhante a uma esponja, lave-o com detergente líquido, passe-o por água limpa e deixe-o secar. Aplique umas gotas de óleo de motor, aperte para que o óleo se espalhe por igual e volte a colocar esse elemento. Um filtro entupido impede a gasolina de passar: puxe para fora o tubo do carburador e verifique se a gasolina corre facilmente. Se estiver obstruído, substitua o tubo da gasolina e/ou o filtro (alguns são uma só peça). Quando meter gasolina, use um funil com um filtro de gaze fina para não deixar passar as impurezas. Mantenha o reservatório da gasolina cheio até ao nível indicado.

corta-relvas

Cabos

Num cortador eléctrico, verifique regularmente se o cabo apresenta sinais de deterioração. Nesse caso, substitua-o. Verifique se a ficha tem algum fio solto e se o cabo está preso correctamente com a correia de segurança. Se tiver de substituir a ficha, escolha uma de borracha.

Se o cortador trabalhar a bateria, veja se esta está em carga e cheia até ao nível correcto com um líquido especial ou água destilada e se os terminais estão em condições.

 


4 comentários

  1. Ilidio Afonso Portugues 11 de Março de 2015
    • morteaospoliticoshahaha 2 de Setembro de 2016
  2. jose 2 de Setembro de 2016
    • morteaospoliticoshahaha 2 de Setembro de 2016

Adicionar Comentário