Cortes de corrente, o que fazer quando falta a electricidade

Confirme antes de mais nada se todos os circuitos da casa foram afectados. Em caso negativo, verifique se rebentou algum fusível ou disparou um disjuntor . Se não houver corrente em nenhum circuito, fale com os vizinhos para apurar se o corte é geral. Se apenas tiver sido afectado o fornecimento à sua casa. telefone para a companhia de electricidade para comunicar a falta de corrente. Não mexa indevidamente na caixa selada da companhia.

No caso de um corte de corrente geral, desligue todos os aparelhos eléctricos, excepto aqueles que normalmente estão ligados, como relógios, frigorífico e arca congeladora. Quando a corrente for restabelecida, O primeiro impulso pode rebentar um fusível se estiverem muitos aparelhos ligados — sobretudo os de alto consumo, como os aquecedores eléctricos.

Deixe uma ou duas luzes ligadas para dar imediatamente pelo restabelecimento da corrente.

Evite abrir uma arca congeladora durante um corte de corrente. Mantendo-a fechada, os alimentos nela guardados conservarão durante pelo menos 12 horas, ou até 48 horas se estiver cheia.

Esteja preparado

Por vezes, a companhia de electricidade avisa os utentes de um corte de corrente iminente, o que lhes dá tempo para se precaverem. Ponha uma pequena lanterna eléctrica ao pé da cama e uma maior na cozinha. Faça uma provisão de velas.

Compre um fogão de campismo e um aquecedor de gás se em sua casa esses aparelhos forem eléctricos. Coloque os controles da arca congeladora e do frigorífico no máximo 24 horas antes de a corrente ser cortada, pois quanto mais frios estiverem, mais tempo os alimentos se conservarão.

Quando a corrente for restabelecida

Volte a acertar os relógios eléctricos e interruptores regulados por relógio. Verifique o conteúdo da arca Congeladora; se os alimentos não tiverem descongelado, mantenha-a fechada durante seis horas, até a temperatura voltar a ser adequada.

PEQUENO CONSELHO

Se os alimentos guardados na arca começarem a descongelar, cozinhe os que estiverem crus e. se quiser, pode voltar a congelá-los. Os alimentos já cozinhados devem ser consumidos o mais breve possível.


Adicionar Comentário