Qual o copo certo para cada bebida

Existem vários tipos de copos, cada um concebido tendo em vista as características da bebida a que se destina. Quanto mais fino e de melhor qualidade for o copo, melhor apreciará a bebida. Os copos de cristal são os mais apreciados devido à sua fina espessura, brilho, transparência, peso e resistência, mas também se podem encontrar modelos elegantes de meio cristal ou mesmo de vidro.

 

copos-para-o-bar

Copos para Aguardentes

A aguardente ele cana, o bagaço e as aguardentes de frutos (pêra, framboesa, ameixa, por exemplo) ganham em sabor e aroma quando servidos gelados em copos pequenos e cilíndricos, que são mergulhados em taças com gelo moído.

Copo para Cerveja

Alguns apreciadores de cerveja preferem bebê-la em copo direito e alto, outros optam pela caneca. Além das canecas de vidro, existem também canecas de estanho. Deverá passar as canecas de estanho por água e colocadas no congelador, deste modo, formar-se-á uma película gelada que tornará a cerveja ainda mais fresca.

Copo de Champanhe

O champanhe ou o espumante são servidos em fintes, copos altos de formato cónico em que as bolhas sobem rápida e uniformemente.

Copo de Conhaque

Serve-se num balão, pois este tipo de copo ajuda a manter a temperatura ideal para se apreciar devidamente o sabor e o aroma desta bebida.

Copo para Licor

Serve-se em copos pequenos e estreitos com pé.

Copos para Vinhos branco e tinto

Os copos com pé são os mais aconselhados. O copo para vinho tinto é geralmente maior que o de vinho branco, e com alguns serviços de cristal antigo o copo de vinho branco pode ser de cor.

Copo para Vinho do Porto

A forma ideal de copo para servir este vinho generoso proveniente da Região Demarcada do Douro é a de balão de boca larga. Um copo de vinho do Porto deve encher-se até metade ou dois terços da sua capacidade para melhor ressaltar o seu aroma.

Copo para Whisky

O whisky Serve-se num copo baixo, direito, de base pesada, ou num copo um pouco mais estreito e alto quando se junta água.

Copo para Xerez

O xerez Serve-se em copo relativamente pequeno em forma de pêra.


Adicionar Comentário