Como aplicar e escolher contraplacado

O contraplacado é constituído por um número ímpar de folhas delgadas de madeira que são coladas umas às outras com o veio disposto em direcções cruzadas. Há contraplacado próprio para exteriores ou ambientes húmidos revestido com um produto à prova de água. O Contraplacado existe em placas de 2,45 x 1,25 m e 2,5 x 1,5 m nas espessuras de 4 e 5 mm.

Se pretende fazer peças de mobiliário e precisa de contraplacado decorativo, informe-se numa estância sobre as variedades existentes. Existem contraplacados com FOLHEADOS de pinho, tola, mogno e de várias madeiras africanas.

Quando serrar contraplacado perpendicularmente ao veio, marque uma linha de corte em ambas as faces e serre de um lado e de outro para evitar que farpe.

Como curvar o contraplacado

Para curvar o contraplacado, use apenas contraplacado fino — de três folhas. Para o dobrar com mais facilidade, humedeça o contraplacado com água. Se aplicar um ferro quente sobre o folheado humedecido, este torna-se ainda mais maleável. Mas deixe-o secar completamente antes de aplicar a COLA.

contraplacado-comum

 

Acabamento

 Utilize lixa fina ao correr da textura para não deixar marcas. Use um bloco de lixar para as bordas, mas trabalhe sempre em movimentos para baixo, e nunca para cima, pois poderia levantar e partir a camada superior.


Adicionar Comentário