Contadores de gás e electricidade

Tipos de contadores

Existem dois tipos de contadores em uso tanto para a electricidade como para o gás. O tipo mais antigo tem o indicador composto por discos com ponteiros, e o mais moderno, uma banda com algarismos.

Como ler um contador

Nos contadores com discos e ponteiros, cada ponteiro gira no sentido inverso dos que lhe estão ao lado. Da esquerda para a direita, cada ponteiro indica o consumo em milhares, centenas, dezenas, unidades e fracções de unidade.

Nos contadores com banda de algarismos, o consumo é indicado pela leitura feita da esquerda para a direita.

Nos contadores com discos e ponteiros, leia apenas os que têm os ponteiros pretos, ignorando os discos de cor geralmente vermelha (fracções de unidade). Se um ponteiro estiver entre dois algarismos, registe o de valor mais baixo. Nos contadores com banda de algarismos, leia da esquerda para a direita, ignorando os algarismos com cor diferente na extrema direita (fracções de unidade).

Como calcular o consumo de electricidade

Para saber o consumo de gás ou de electricidade, subtraia a leitura anterior, registada na última conta, à nova leitura. O consumo de gás vem expresso, geralmente, em metros cúbicos (m3), e o da electricidade, em kilowatts-hora (kWh).


Adicionar Comentário