Como escolher e cuidar de Congeladores e Arcas Frigoríficas

Existem duas espécies de congeladores: os verticais e as arcas. Os congeladores verticais, que parecem frigoríficos vulgares, ocupam uma área menor do que as arcas, mas precisam de espaço para a abertura da porta. Têm gavetas corredias para facilitar as operações de os encher e esvaziar.

O preço das arcas é geralmente inferior ao dos congeladores verticais e o seu espaço interior é mais aproveitável. Também perdem normalmente menos ar frio quando se abrem do que os congeladores verticais. Por outro lado, podem ser menos práticas de carregar e esvaziar.

Os congeladores são de diversos tamanhos, de acordo com a sua Cubicagem. Por cada decímetro cúbico de volume líquido (excluindo as prateleiras e gavetas), poderá guardar cerca de 1 kg de alimentos congelados. Os mais pequenos são aproximadamente do tamanho de um frigorífico ou máquina de lavar roupa. Os maiores, como os verticais de duas portas, têm mais ou menos o dobro desse tamanho. Um frigorífico que seja também congelador pode ter a câmara congeladora em cima ou em baixo. 

Como cuidar de um congelador

Um congelador deve ser descongelado e limpo pelo menos uma vez por ano — de preferência quando está pouco carregado.

Desligue o congelador, tire para fora todos os alimentos e envolva-os em várias folhas de jornal. Guarde-os temporariamente num sítio fresco, pois o descongelamento demora geralmente algumas horas. Forre o fundo do congelador vertical e o pavimento à volta com jornais. Ponha dentro dele tigelas com água quente para acelerar o descongelamento. Use uma espátula de plástico ou um raspador próprio para frigoríficos para retirar o excesso de gelo das paredes interiores, mas não use objectos aguçados, que poderiam danificar o revestimento.

Deixe a porta ou a tampa abertas; quando o gelo tiver derretido, recolha a água com uma esponja e um pano. Ou então, se o congelador tiver um orifício de drenagem, deixe a água escorrer para um recipiente.

Remova quaisquer manchas de comida do revestimento com água quente na qual tenha dissolvido uma pitada de bicarbonato de sódio; Não use detergente, pois o seu cheiro pode passar para a comida. Não use também produtos de limpeza abrasivos, que poderiam danificar o revestimento.

Volte a ligar o congelador quando estiver seco. Deixe o termostato na posição mais baixa, com a porta ou a tampa fechadas durante uma hora, antes de lá meter os alimentos de novo.

congelador-horizontal-135124

 

Consertos de congeladores

 Se o fecho da porta ou da tampa se estragar, compre um novo e aplique-O: Se for encaixado e não aparafusado, terá de chamar um técnico para o substituir.

Se o congelador não funcionar ou funcionar intermitentemente, tente primeiro substituir o fusível e verifique as ligações da ficha e da tomada; se não resultar, desligue-o e deixe-o descongelar, pois pode haver uma formação excessiva de gelo.

Se não congelar devidamente e o condensador, situado na parte de trás. não estiver quente, chame um técnico.

Que fazer com o congelador quando houver um corte de corrente

Não abra o congelador para não deixar entrar ar quente. Mantenha o compartimento onde está o congelador tão fresco quanto possível. Os alimentos demoram entre 12 e 24 horas a descongelar num congelador fechado e mantém-se normalmente em boas condições durante cerca de 8 horas. Não abra o congelador pelo menos durante 2 horas depois de a corrente ter sido reestabelecida. Se a interrupção do fornecimento de energia for prolongada, retire os alimentos para fora, como faria para descongelar o congelador.


One Response

  1. Miguel Oliveira 10 de Fevereiro de 2015

Adicionar Comentário