Como usar Maçaricos e ferramentas a gás

Os maçaricos a gás funcionam a gás butano, que se encontra num recipiente sob pressão. Existem em diversos tamanhos, desde os pequenos, em que a botija de gás serve também ele pega, aos maiores, em que o gás se encontra numa botija ligada ao bocal por um tubo flexível. Os acessórios incluem um espalhador para remoção de tinta e uma ponta de cobre para soldar — os dois trabalhos para que os maçaricos são utilizados mais frequentemente.

Retirar tinta

Antes ele começar a retirar a tinta velha, certifique-se de que não há jornais ou outros materiais inflamáveis no chão, que poderiam incendiar-se se caísse tinta a arder sobre eles. Utilize uma placa de aglomerado ou um tabuleiro de metal para proteger o chão, se necessário. Mantenha um balde de água à mão para recolher a tinta a arder ou queimada. Use óculos e luvas de protecção.

Coloque o espalhador no bocal do maçarico. Abra a válvula na parte de trás do queimador e acenda a chama. Ajuste-a de modo a ter cerca de 4 cm de comprimento.

Mantenha o espalhador a cerca ele 7,5 cm da pintura e desloque-o vagarosamente da esquerda para a direita. Em zonas em que precise de deslocar a chama verticalmente, evite o movimento descendente, pois pode queimar a outra mão. À medida que a tinta amolece, retire-a com uma espátula. Não utilize o maçarico à volta de janelas porque o vidro pode estalar — nestes casos, incorra a um decapante químico.

No exterior, antes de utilizar o maçarico, verifique se há ninhos nos beirais ou madeira apodrecida, que pode arder facilmente. Tenha à mão um vaporizador de água para o caso de a madeira se incendiar, também não utilize o maçarico próximo de algerozes de plástico, que derretem facilmente — é preferível empregar um produto químico ou retirar o algeroz e recolocá-lo depois de acabar o trabalho.

Soldadura

As soldas fracas, que consistem numa mistura de estanho e chumbo, fundem a temperaturas inferiores a 500°C e são utilizadas para pequenas juntas e ligações eléctricas. Estas soldas apresentam-se sob a forma de varetas ou fios; algumas têm no seu interior um decapante. As juntas podem ser soldadas com uma chama de 1,5 cm ou uma ponta de cobre para soldar. Se utilizar a chama, limpe cuidadosamente as partes a soldar e aplique bastante solda, a menos que utilize solda com decapante incorporado. Aqueça a zona da junta com a parte exterior da chama; depois, passe a parte azul da chama na própria junta. Afaste a chama e aplique a solda.


3 comentários

  1. João Antonio de Oliveira Guedes 16 de Novembro de 2010
  2. Reginaldo Pereira Brito 2 de Dezembro de 2013
  3. Luão Santos 14 de Maio de 2014

Adicionar Comentário