Como usar Citrinos como plantas de interior

É possível cultivar em vasos lindas plantas obtidas quer a partir das sementes das laranjas, tangerinas, limões ou toranjas, quer de estacas cortadas de plantas já existentes. Para obter plantas a partir de sementes, encha um vaso de 10 cm de diâmetro com uma mistura de terra com bastante areia e coloque algumas sementes bem espaçadas. Regue bem, depois cubra o vaso com um plástico para conservar a humidade e coloque-o num sítio quente.

A germinação das sementes demora entre quatro e seis semanas; quando aparecerem as plantas, exponha-as à luz gradualmente ou perto de uma janela com boa luz, mas nunca sob sol directo.

Quando as plantas já tiverem vários grupos de folhas, mude-as cuidadosamente para vasos com uma mistura para plantas à base de terra. Mantenha à temperatura ambiente. As plantas crescerão regularmente, mas poderão demorar vários anos a dar flor.

Para obter plantas a partir de outras já existentes, corte estacas do caule com 10 a 15 cm de comprimento. Mergulhe a extremidade inferior de cada estaca em pó de hormonas de enraizamento e depois plante-as em pequenos vasos contendo uma mistura em partes iguais de turfa e areia grossa ou perlite. Regue bem, meta todo o vaso num saco de plástico e coloque-o em luz média à temperatura de 18-24°C.

4252377170_b0e7868705_o

O enraizamento demorará entre seis e oito semanas, após o que deverá tirar o vaso de dentro do saco de plástico e conservar a mistura húmida até notar nova rebentação. A nova planta pode agora ser adubada uma vez por mês com um vulgar adubo líquido diluído no dobro da água indicada nas instruções.

Quando vir raízes saindo pelo orifício de drenagem do vaso, mude a planta para um vaso maior cheio de uma mistura à base de terra.

Cuidados com as plantas adultas

Conserve as plantas num local soalheiro. Não as adube no Inverno. Regue-as pouco e conserve-as a uma temperatura superior a 10°C.


2 comentários

  1. Vera Lucia Simplicio 10 de Abril de 2013
  2. Fanuel Fainel Matavele 7 de Maio de 2013

Adicionar Comentário