Como tratar da praga Grama (ervas daninhas)

A grama, também conhecida por escalracho, caracteriza-se por um rizoma rastejante, colmos radicantes na base, ascendentes, folhas rígidas estreitas e espiguetas brancas. É vulgar tanto nos terrenos arenosos como nos mais pesados e surge tanto nos jardins como nas hortas, onde pode estragar a aparência dos relvados e sufocar os canteiros de flores. Não se consegue eliminar dos relvados por meio de herbicidas próprios (V. ERVAS DANINHAS; PESTICIDAS), cujas fórmulas se destinam a eliminar as ervas de folha larga sem prejudicar a relva.

remover-praga-grama

Ao preparar o terreno para um relvado, retire todas as raízes e rizomas de grama antes da sementeira. Se, porém, ela aparecer e não for muita, pode desaparecer com os cortes sucessivos da relva durante a primeira estação.

Se a grama se encontrar firmemente implantada num relvado, será necessário extrair completamente todos os tufos ou aplicar um herbicida que limpe o terreno de todas as plantas; posteriormente, volte a semear ou a plantar relva no terreno.

Nos canteiros, a monda intensa e frequente ou a limpeza total com um produto químico são as soluções. Não utilize o sacho para remover a grama, pois a erva acabará por se multiplicar a partir dos fragmentos dos rizomas deixados no solo.

No entanto, se quiser cobrir uma parte do seu jardim com grama, poderá fazê-lo, pois é uma planta resistente que se propaga facilmente.


3 comentários

  1. Esther 6 de Abril de 2011
    • paulo 17 de Abril de 2011
  2. Giovana 22 de Julho de 2011

Adicionar Comentário