Como revestir pavimentos e paredes com azulejos e ladrilhos

Existe grande variedade de cores, desenhos, tamanhos e formas de ladrilhos e azulejos para revestir paredes e pavimentos. Mas há grandes diferenças entre os dois tipos.

Ladrilhos

Estes são cozidos a temperaturas mais altas do que os azulejos de parede. São também ligeiramente mais espessos e mais difíceis de cortar. As dimensões mais vulgares são 15 x 15 cm e 20 x 20 cm.

Azulejos

Os azulejos mais utilizados são os de 15 x 15 cm. Existem também azulejos de 10 x 10 cm.

Os azulejos são aplicados sobretudo no revestimento de paredes de cozinhas, casas de banho e superfícies exteriores sujeitas à acção de agentes climáticos. Pode também utilizá-los em tampos de mesas, parapeitos de janelas, etc. Se adquirir azulejos com desenhos tradicionais, informe-se qual a faixa que lhe serve de remate (existem faixas e meias faixas). Pode também utilizar faixas com motivos ou de cor para rematar uma parede de azulejos brancos.

Para rematar ângulos formados por duas superfícies perpendiculares — por exemplo, o bordo de uma banheira e a parede —, utilize os remates (em forma de meia-cana).

Como revestir uma parede com azulejos e ladrilhos

A superfície da parede deve estar limpa, regularizada, seca e bem consistente. Retire completamente os restos de papel de parede ou lixe a tinta solta e tape os buracos com gesso.

Assegure-se de que a superfície por onde vai começar está regularizada. Se vai revestir uma parede inteira, pregue temporariamente uma ripa de madeira horizontalmente na parte inferior da parede, verifique se está perfeitamente horizontal com um nível de bolha de ar.

Numa ripa, que servirá de bitola, marque a medida do azulejo e utilize-a como medida para marcar a posição dos azulejos na ripa da parede. Comece a marcar a partir do meio da parede ou da linha do centro, debaixo de uma janela. Os acertos necessários devem ser iguais em cada canto. Pregue verticalmente outra ripa de madeira em cada extremidade da parede (verifique com um fio-de-prumo ou um nível). Os azulejos devem assentar perfeitamente no ângulo formado pelas duas ripas (a horizontal e a vertical).

Utilize uma cola própria para assentar azulejos e espalhe-a de modo a obter uma camada uniforme com cerca de 3 mm de espessura e sem irregularidades. Comece a partir do ângulo formado pelas duas ripas e continue assentando. Se não dispuser de troços ou cavilhas de separação, utilize fósforos ou bocados de cartão. Verifique frequentemente com um nível de três em três filas — e limpe o excesso de cola.

Como cortar azulejos

Utilize uma ferramenta própria para cortar azulejos, à venda nas lojas da especialidade. Existem vários tipos e todos de utilização fácil. Como alternativa, utilize um estilete de corte para marcar a linha de corte. Para cortar, coloque um fósforo debaixo do azulejo, ao longo da linha de corte, faça pressão sobre os dois cantos do azulejo com os polegares e parta-o.

Para cortar em forma de L. para acerto dos cantos de portas, janelas, etc, marque a linha de corte com o estilete e quebre o azulejo pelo traço a pouco e pouco com uma turquês.

Como vedar

Depois de a cola ter secado — geralmente passadas 24 horas —, betume as juntas dos azulejos com vedante. Com uma esponja, espalhe o vedante abundantemente, de modo a penetrar bem nas juntas. Retire o excesso com um pano molhado depois de o vedante ter começado a secar. Para obter um acabamento perfeito, passe um pedaço de madeira de ponta romba entre os azulejos. Limpe-os com um pano macio.

Como revestir os pavimentos com ladrilhos

Para assentar ladrilhos, é necessário que o pavimento esteja regularizado.

Tanto nos pavimentos de madeira como nos de cimento deve ser utilizada uma cola própria para ladrilhos.

Como cortar os ladrilhos

Os ladrilhos para pavimento necessitam de uma ferramenta especial, que pode comprar numa casa da especialidade.

Marque a linha de corte nas costas do ladrilho com uma caneta de ponta de feltro. Se mandar cortar os azulejos, numere cada espaço, bem como o ladrilho correspondente.

Como vedar os ladrilhos

Deixe secar a cola durante 24 horas e aplique um vedante fino nas juntas dos azulejos.

Como substituir um azulejo partido

Retire o vedante à volta do azulejo com um instrumento aguçado, como, por exemplo, um raspador de ponta dobrada. Parta o azulejo com um martelo e um cinzel, começando a trabalhar a partir do centro. Raspe os restos da cola da parede, aplique nas costas do novo azulejo uma cola própria e coloque-o na posição desejada comprimindo-o. Aplique vedante nas juntas.


3 comentários

  1. sergio lino 12 de Fevereiro de 2011
  2. Lu Gomes 16 de Maio de 2012
  3. Gabrielli Bortolanza 1 de Maio de 2013

Adicionar Comentário