Como reparar telhados inclinados

Um telhado inclinado pode ser coberto com a tradicional ardósia, telhas de barro ou com telhas de betão interligadas. Todas podem soltar-se; poderá reparar pequenas áreas, mas as reparações em grande escala significam uma substituição completa de todo o telhado, o que só pode ser feito por um profissional. Nunca caminhe directamente em cima do telhado; use uma escada adequada.

Ardósia

A causa mais comum pela qual as placas de ardósia de telhado se desprendem deve-se “ao envelhecimento dos pregos”, ou seja, um ou os dois pregos que fixam a telha enferrujam. A telha de ardósia em si pode não estar danificada e estar ainda algures no telhado.

Se apenas um prego estiver estragado, use um arrancador de telhas para cortar o outro. Esta ferramenta é colocada por baixo da telha de ardósia, presa à volta do prego e dá-se-lhe um puxão para partir o prego.

Substituir telhas de ardósia

Com a telha de ardósia retirada, poderá ver, entre as duas telhas de ardósia à vista, uma das ripas de madeira às quais as telhas estão presas. Corte uma tira de zinco ou chumbo com cerca de 150 x 25 mm e pregue uma das extremidades à ripa, deixando a outra extremidade para baixo.

Ponha a telha na posição original e fixe-a dobrando a extremidade da tira de zinco ou de chumbo por cima da extremidade do fundo. Repare que as telhas de ardósia nas extremidades do telhado possuem filetes de argamassa por baixo para evitar que o vento leve os detritos para o telhado.

Faça deslizar a telha danificada, tendo cuidado para não a deixar cair no solo.

Substituir uma telha fora do lugar

A maioria das telhas de betão e muitas de barro são fixas por ganchos, ou pontas, na extremidade do topo, que fica por cima das vigas do telhado. Se estas estiverem intactas, uma telha que se tenha soltado ainda pode ser recolocada levantando as telhas que a rodeiam, apoiando-as em calços de madeira e fazendo-a deslizar para a posição.

Se os ganchos estiverem partidos, a telha pode ser substituída da mesma forma que uma telha de ardósia. As telhas de extremidade também possuem um filete de argamassa por baixo.

  1. Coloque uma tira de zinco ou de chumbo, pregando-a à ripa por baixo das telhas de ardósia.
  2. Deslize a telha de ardósia antiga ou de substituição para cima da tira de zinco ou chumbo.
  3. Dobre a extremidade da tira de chumbo de modo a ficar por cima da extremidade inferior da telha.

Telhas de espigão

As telhas curvas que são colocadas na cumeeira de um telhado de barro ou de ardósia são cimentadas. Com o tempo, algumas podem soltar-se.

Para substituir estas telhas, precisa de uma escada com ganchos, que se apoiam sobre o espigão, e rodas que lhe permitem movimentar-se por cima do telhado, ao qual acederá usando um escadote normal.

Depois de ter atingido o espigão, retire as telhas soltas e, com uma colher de pedreiro, raspe a argamassa solta até chegar à argamassa sólida. Humedeça as telhas e a colher de pedreiro com argamassa fresca. Coloque cada telha de espigão cuidadosamente na posição, dando pequenas pancadas com o cabo da colher. Adicione argamassa às extremidades de cada telha para tapar as junções com as suas vizinhas e raspe toda a argamassa em excesso.

Reparar revessas

Revessas

Se tiver um telhado com duas inclinações – diferentes partes do telhado apontando em direcções diferentes – existirá uma revessa de chumbo entre ambas para escoar as águas pluviais e para servir de ponto de união entre as telhas. Pode haver rachas no chumbo, permitindo que a água penetre através destas.

Uma revessa de telhado muito danificada tem de ser substituída completamente – um trabalho para profissionais. Mas as rachas simples podem ser reparadas com fita adesiva. Depois de a área em redor da racha ter sido limpa, a fita é aplicada – por vezes, é necessário primeiro uma base – e esticada, usando algo como um rolo para forrar paredes.

Sugestão prática

Para fixar telhas de espigão soltas e telhas de extremidade ou telhas de ardósia, use uma mistura de argamassa mais fraca – cerca de três partes de areia e emulsão plástica, para permitir algum movimento e evitar as rachas.

Print Friendly, PDF & Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *