Como reparar portas

Neste tutorial irá aprender a reparar portas. As portas podem ter todo o tipo de problemas, desde simples rangidos e ruídos a recusarem-se repentinamente a abrir ou a fechar. Felizmente, a maioria dos problemas são de fácil resolução, embora na maioria das reparações tenha de se retirar a porta da moldura. Algumas falhas podem ser colmatadas colocando uma fita de calafetagem ou instalando uma cobertura exterior.

Reparar Porta que range

Normalmente, se uma porta range, tal significa que as dobradiças precisam de óleo. Muitas vezes é suficiente colocar óleo nas dobradiças da porta, mas, se estas estiverem cheias de sujidade e de tinta, é melhor retirar a porta e colocar óleo à frente e atrás das dobradiças antes de a voltar a colocar.

Uma porta também pode ranger se as dobradiças estiverem presas, normalmente porque as reentrâncias são muito fundas na porta e/ou na moldura. A solução é simples: desaparafuse cada metade de cada dobradiça, coloque um pedaço de cartão por trás da dobradiça e volte a colocar os parafusos. Experimente até a porta estar bem – pode precisar de mais do que um pedaço de cartão (ou contraplacado fino).

Uma porta também pode prender porque os parafusos estão a sair da dobradiça. Normalmente, estes apenas têm de ser apertados; se não fixarem, coloque parafusos maiores do mesmo calibre ou um tamanho mais pequeno se os parafusos originais tinham cabeças demasiado largas para os escareamentos na dobradiça.

Reparar Porta com ruidos

A forma mais simples de evitar que uma porta faça ruídos é colocar uma fita de calafetagem. Numa porta de interior, pode também experimentar mudar o batente; em todos os tipos de porta pode experimentar mudar a chapa-testa da fechadura, embora isto não seja fácil – retirar e encher os buracos dos parafusos com cavilhas e cola pode ajudar.

Reparar Porta presa

As portas exteriores prendem frequentemente durante o tempo frio e húmido, voltando ao estado normal quando o tempo está seco e quente. Este é um sinal de que o fundo da porta não estava isolado quando esta foi pintada, permitindo a entrada da humidade e o inchar da porta.

Uma porta também pode prender por haver um excesso de tinta na parte da porta que não tem dobradiças. A solução é retirar a porta e aplanar esta parte, tornando a pintá-la quando a porta tiver sido colocada. Dê pelo menos uma demão de tinta de base para evitar que mais humidade penetre.
Se a porta prende no fundo, pode ser porque as dobradiças se soltaram. Experimente apertar os parafusos, colocar uns maiores ou mais largos se necessário. Se isto não funcionar, terá de retirar a porta e aplanar a parte que roça. Use uma plaina de ferro inteiriço, trabalhando em direcção ao centro da porta. Depois, volte a pintar o fundo da porta. Com uma porta de interior pode conseguir retirar material suficiente colocando uma folha de lixa no chão (a parte abrasiva virada para cima) e passando a porta para a frente e para trás ao longo da folha. Uma porta pode prender seriamente quando se colocou um tapete novo ou outro revestimento de solo. Neste caso, retire a porta e corte uma tira do fundo com uma serra circular dotada de guia. Se existirem várias portas para encurtar, pode ser melhor alugar uma serra de ajuste de portas, que pode ser usada com as portas no lugar.

SUGESTÃO PRÁTICA

Os parafusos das dobradiças da porta estão normalmente cheios de tinta e podem ser difíceis de retirar. Limpe a tinta com uma chave de fendas afiada, fixa em ângulo na ranhura e martele ligeiramente. Para tirar um parafuso perro, coloque a lâmina de uma chave de fendas na ranhura e bata na extremidade do cabo com um martelo, tentando, com efeito, empurrar o parafuso ainda mais para dentro. Se isso não funcionar, experimente apertar o parafuso antes de o desaparafusar.

Reparar as Junções de porta soltas

A maioria das portas tem um entalhe de espiga e caixa nos cantos em que as partes laterais, ou couceira de porta, se encontram com o fundo. Estas podem soltar-se com o tempo.
Não é necessário retirar a porta: basta retirar os calços, cortar novos calços e colá-los. Para uma maior segurança, ou caso não existam calços, faça orifícioscom broca de 10 mm através de cada couceira e do macho e cole cavilhas de 10 mm, aplainando-as depois de a cola estar seca. Quando reparar uma porta desta forma, use grampos de caixilho primeiro para a pôr em esquadria, mantendo-a assim enquanto a cola secar.

Reparar Porta empenada

Se uma porta empenar, pode endireitá-la com pares de grampos, tábuas de madeira sólidas e ripas pequenas de enchimento. Coloque a porta entre as tábuas de madeira, com dimensão de cerca 50 x 100 mm, e posicione as ripas de enchimento para endireitar a porta na direcção oposta ao empenamento.

Aperte os grampos e deixe ficar assim o máximo de tempo possível. Quando retirar os grampos, a porta deverá estar já desempenada.


Adicionar Comentário