Como reparar peitoril de janela

Um peitoril de madeira é normalmente a primeira parte da janela a necessitar de conserto, uma vez que a chuva que bate na janela escorre para o peitoril e alguma pode ficar sobre este, fazendo com que a tinta lasque, se solte e que a madeira apodreça. O tratamento varia desde uma nova pintura até à sua total substituição. Uma vez que os peitoris estão ligados à parede, podem ser afectados tanto os peitoris de cimento como os de pedra.

PODRIDÃO POR HUMIDADE

A podridão por humidade,pode detectar-se pelo amolecimento e pelo escurecimento da madeira e, frequentemente, quando a madeira podre se começa a desfazer. Felizmente, é relativamente fácil de reparar; por outro lado, o caruncho – reconhecível por galerias brancas à superfície e por um cheiro bafiento – requer os serviços de um profissional.
Desde que os danos não sejam muito graves e que não tenha de substituir o peitoril.

REPARAR A PODRIDÃO POR HUMIDADE

1 Retire toda a madeira podre com um cinzel, certificando-se de que apenas fica a madeira sã.

A primeira coisa a fazer é retirar toda a madeira podre com um cinzel afiado até chegar à madeira seca e sólida. Use uma pistola de ar quente se for necessário secar a madeira.
Pincele a madeira com uma solução endurecedora e deixe-a secar. Isto prepara a madeira para a aplicação de massa de enchimento exterior. Embora endureça, mantém-se suficientemente flexível e acompanha as alterações da madeira à medida que esta incha e se contrai com a variação da temperatura e humidade.

2 Pincele a madeira sã com endurecedor e deixe secar.

A massa de enchimento de madeira pode ser aplicada com uma espátula e deve secar. Um dano substancial deve precisar de duas ou mesmo de três camadas.
Depois de a massa de enchimento ter endurecido, pode passar a lixa e pintar toda a área para combinar com a madeira circundante – provavelmente, é melhor pintar de novo todo o peitoril.

Existem alguns sistemas de reparação de podridão por humidade sob a forma de paus ou pastilhas de preservação de madeira que se devem inserir em orifícios abertos na madeira à volta da área reparada para prevenir um futuro apodrecimento. Os orifícios ficam escondidos quando a área danificada for enchida.

Este sistema não deve ser usado para solucionar problemas de caruncho, pois pode afectar tanto a alvenaria como a madeira. Nesta situação, toda a madeira danificada deve ser completamente retirada (juntamente com quaisquer tijolos e argamassa afectados) e as áreas devem ser esterilizadas por profissionais antes de as materiais de substituição serem instalados.

3 Para inserir o pau de preservação de madeira, faça um orifício com uma broca na madeira sã.

4 Empurre os paus de preservação para os orifícios até que fiquem abaixo da superfície.

5 Encha a área danificada com pasta de madeira para exterior. Deixe secar antes de passar a lixa.

COMO SUBSTITUIR UM PEITORIL DE MADEIRA

Se apenas uma parte do peitoril precisar de ser substituída, pode cortar a secção danificada e substituí-la, aparafusando-a e colando-a. No entanto, nem sempre é fácil obter uma combinação perfeita.

Substituir todo o peitoril pode ser mais simples do que imagina e pode fazê-lo sem retirar o caixilho da janela.

Retire primeiro as janelas que se abrem e os vidros das janelas fixas. Retire a parte interior do peitoril e serre-o para baixo o mais próximo possível da ombreira. Trate superficialmente as secções de corte do peitoril, depois serre os encaixes de espiga entre as ombreiras e as extremidades do peitoril para os retirar. Limpe a parede por baixo do peitoril e, se for necessário, seque-a.

Corte um novo peitoril com o comprimento certo e, se necessário, corte fendas nas extremidades para que caiba por baixo das ombreiras. Dê uma primeira demão no peitoril e nas extremidades das ombreiras e deixe secar. Coloque o novo
peitoril na posição, sobre uma camada de argamassa, colocando cunhas de madeira para o forçar a vir para cima e unir-se ao fundo da ombreira. Insira os parafusos em ângulo através das ombreiras e até ao peitoril. Encha os buracos dos parafusos com massa de enchimento antes de pintar.

Cole lascas de madeira para tapar quaisquer intervalos entre as ombreiras e o peitoril e, se for necessário, adicione mais argamassa por baixo do peitoril.

REPARAR UM PEITORIL DE CIMENTO OU DE PEDRA

Uma simples racha ou um simples buraco num peitoril de cimento ou num peitoril de pedra pode ser reparado da mesma forma com que se trata uma racha ou uma fenda numa parede ou tecto, utilizando uma massa de enchimento de exterior adequada ou argamassa já feita.

Os danos nas extremidades são mais difíceis de reparar, uma vez que isso significa construir uma perfiladura de madeira para fixar o novo cimento enquanto este seca.

Retire todo o cimento solto com um cinzel antes de colocar a perfiladura, usando suportes de madeira temporários. Depois, encha a área danificada com cimento fresco – use betão seco pronto a aplicar – com uma
colher de estucador. Depois de o cimento estar completamente seco, pode retirar a perfiladura. Algo semelhante é utilizado para substituir um peitoril completo de cimento
ou de pedra, mas, neste caso, deve ter a forma de uma caixa com corda presa ao longo do fundo para fornecer um molde para o encaixe da goteira do peitoril.

Print Friendly, PDF & Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *