Como reparar e tapar lareiras

O ponto fraco de uma lareira é, geralmente, a parede do fundo. Verifique-a periodicamente por causa das fendas, que deixam passar o fumo e o calor para trás da lareira, podendo com o tempo deteriorar a estrutura de tijolos da chaminé.

Print Friendly, PDF & Email

O ponto fraco de uma lareira é, geralmente, a parede do fundo. Verifique-a periodicamente por causa das fendas, que deixam passar o fumo e o calor para trás da lareira, podendo com o tempo deteriorar a estrutura de tijolos da chaminé.

Como reparar uma parede de lareira com fendas

Se a parede do fundo apresentar fendas, deve substituí– la totalmente. No entanto, se as fendas forem pequenas, pode tapá-las com cimento refractário, à venda nas lojas de materiais de construção.Com uma escova de pêlo duro ou uma escova de arame, retire a fuligem e outros resíduos da parede. Limpe as fendas com um instrumento de ponta aguçada — por exemplo, uma colher de ponta. Utilize uma trincha velha para borrifar as fendas com água. Tape as fendas ainda húmidas com cimento refractário, aplicado com uma espátula. Com uma colher de pedreiro, faça penetrar bem o cimento nas fendas. Remova o excesso de cimento e alise a superfície com um pano húmido. Deixe secar durante vários dias antes de acender a lareira.

Azulejos soltos ou danificados

Fixe os azulejos soltos com uma cola resistente ao calor, à venda em lojas da especialidade. Se for necessário substituir um azulejo danificado ou partido, desfaça-o primeiro com um martelo e um ponteiro, partindo do centro para as extremidades. Use luvas espessas e óculos de protecção como precaução contra os estilhaços. Certifique-se de que a parede e os cantos dos azulejos em redor estão limpos, removendo a argamassa antiga. Espalhe cola nas costas e na base do azulejo novo com uma trincha ou com o aplicador eventualmente fornecido com a cola. Coloque cuidadosamente o azulejo no lugar fazendo pressão e limpe o excesso de cola com um pano húmido. Vede a junta 24 horas depois ou de acordo com as instruções da embalagem da cola.

Como tapar uma lareira

Se não pensa utilizar a sua lareira, pode tapá-la temporária ou permanentemente. Antes de o fazer, certifique-se de que a chaminé está limpa e mande tapar o chapéu. Peça uma opinião a um técnico.Para tapar a lareira permanentemente, tape a abertura com tijolos, colocando um tijolo de ventilação no centro, perto do chão. Cubra os tijolos com gesso de modo a condizer com a parede circundante, deixando a descoberto o tijolo de ventilação. Depois de o gesso secar, perfure a superfície e introduza buchas a fim de colocar uma grelha de ventilação sobre aquele tijolo. A grelha, à venda nas lojas de ferragens ou de materiais de construção, e o tijolo de ventilação servem para impedir a formação de condensação no tubo de fuga da chaminé, que poderia eventualmente manchar as paredes. Para tapar temporariamente uma lareira, perfure a parede, introduza buchas e aparafuse, por dentro da abertura ou boca da lareira, quatro ripas de madeira de 5 x 2,5 cm de secção e com o comprimento necessário, de modo a obter uma estrutura sobre a qual vai ser aplicada a cobertura. Esta estrutura deve ficar ligeiramente recolhida, de forma que a cobertura, depois de colocada, fique à face da parede saliente da chaminé. Corte um bocado de madeira ou contraplacado para tapar a entrada. Utilizando um serrote de ponta, faça um buraco no centro, perto do chão, e coloque uma grelha com ripas. Aparafuse ou pregue a cobertura às ripas e decore-a ou revista-a, se preferir.

Print Friendly, PDF & Email
Etiquetas do artigo:
· · · ·
Categorias do artigo:
Casa e Jardim

Comentários

  • só ñ faz quem ñ quer, é fácil aprender

    Cláudio Werneck 23 de junho de 2013 1:23 Responder
  • Prefiro as lareiras móveis, facilita bastante quando o desejo é removê-la.

    Fabiano 24 de janeiro de 2017 13:37 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *