Como reparar degraus de cantaria e betão

Os degraus danificados podem ser perigosos para quem os utilize, pelo que a sua reparação é indispensável.

Degrau de alvenaria de tijolo

 

Utilize martelo e escopro para retirar a argamassa circundante e o tijolo. Assente com argamassa um tijolo novo e refaça as juntas.
 

Degrau de laje

 

Se parte de uma laje se quebrar, utilize martelo e escopro para soltar a laje da argamassa que a prende. Retire a laje e limpe a face inferior. Faça uma mistura nova de argamassa, adicionando apenas a água suficiente para que a mistura possa ser trabalhada.

Humedeça a face inferior da laje de pavimentação; em seguida, volte-a de modo que uma nova aresta fique alinhada pela aresta do degrau e coloque a laje sobre um leito de argamassa nova. Faça o leito com altura suficiente para que a laje recolocada fique à mesma altura das circundantes.
Bata na laje com o cabo do martelo para a calcar e verifique com um nível de bolha se ficou nivelada nos dois sentidos. Se ficar qualquer espaço vazio na retaguarda do degrau devido ao pedaço de laje em falta, encha-o até à face com argamassa.
 

Laje rachada

 

Este facto é normalmente provocado por um deficiente apoio. Retire a secção de laje e limpe a parte inferior de toda a argamassa velha. Prepare argamassa nova e faça um leito que dê bom apoio ao longo da racha. Humedeça a parte inferior dos pedaços de laje e em seguida assente-os na argamassa, batendo com o cabo do martelo. Encoste os bordos das duas partes da laje e passe um pouco de argamassa sobre a linha de junção. Verifique o nivelamento da laje com um nível de bolha.

 

Betão danificado

 

Se o dano for ligeiro, utilize material de reparação de betão de base epoxídica. Normalmente, este material compra-se sob a forma de pó que se mistura com água para constituir uma mistura meio seca.
Se o dano for considerável, faça a reparação com betão novo,. Faça o betão bastante seco.

Um pedaço de laminado é útil para improvisar a cofragem que dará forma à face do novo degrau. Se utilizar madeira vulgar ou contraplacado para a cofragem, junte com óleo a face que fica em contacto com o betão novo para evitar que pegue.
 

 

Degraus escorregadios

 

Os fungos ou o musgo que crescem nos degraus podem torná-los muito escorregadios. Remova-os com um herbicida ou fungicida apropriado. Deixe que os fungos ou musgo morram e escureçam para depois limpar os degraus com uma vassoura.

Os degraus lisos podem ficar menos escorregadios se forem recobertos com cola PVA para exteriores  e polvilhados com um material antiderrapante. Contudo, esta cobertura poderá durar somente uma estação.


Adicionar Comentário