Como pregar em tecidos

Para obter os melhores resultados, esco­lha tecidos leves ou de peso médio, que são fáceis de trabalhar. Se tencionar lavá-los, certifique-se de que são todos do mesmo tipo.

Print Friendly, PDF & Email

Para obter os melhores resultados, esco­lha tecidos leves ou de peso médio, que são fáceis de trabalhar. Se tencionar lavá-los, certifique-se de que são todos do mesmo tipo.

Para transferir os desenhos, corte um modelo em cartão (escantilhão) de cada peça da aplicação e trace o contorno sobre o tecido da aplicação, acrescen­tando uma margem de 3 mm se pregar à mão e de 5 mm se pregar à máquina. Coloque as peças de maneira a poder trabalhar no tecido que serve de fundo para as aplicações que ficam em pri­meiro plano. As aplicações que não fica­rem isoladas devem ser ligeiramente sobrepostas.


Como pregar aplicações ã mão

Dobre a margem de costura para o avesso, vinque bem com os dedos ao longo do traço que marcou e vá alinha­vando. Não ultrapasse a margem de cos­tura ao alinhar.

Prenda a aplicação ao tecido de fun­do com alfinetes e mantenha-a em posi­ção com alguns alinhavos verticais. costura. Pregue a aplicação com ponto de bainha ao longo das beiras. Retire os alinhavos. Como alternativa, pode também utilizar pontos de bor­dado, como o ponto corrido ou ponto de cruz, mas não se esqueça de que são pontos decorativos feitos para serem vistos e farão parte do motivo.


Como pregar aplicações à máquina

Passe um ponto de fixação imediata­mente por fora da linha de costura da aplicação. Dobre a margem de costura para o avesso e alinhave.

Coloque a aplicação sobre o tecido de fundo e prenda com alfinetes; passe alguns alinhavos verticais para impedir que a aplicação se desloque enquanto trabalha.

Para pregar pelo método do ponto a direito, regule a máquina para ponto de comprimento médio e em seguida cosa cuidadosamente ao longo da extremi­dade dobrada da aplicação. Puxe as pontas da linha para o avesso e dê um nó. Retire todos os alinhavos e alfinetes.

Para pregar a aplicação pelo método do ponto de ziguezague, coloque-a sobre o tecido de fundo e cosa com ponto a direito directamente sobre a linha de costura. Apare a margem de costura o mais perto possível desta. Escolha um ponto de ziguezague com uma largura e um comprimento adequa­dos e cosa sobre a beira e o ponto a direito.

Puxe as pontas das linhas para o avesso e dê um nó. Retire os alinhavos.


Termocolagem

As aplicações podem também ser fixadas utilizando um tecido termocolante.

Coloque o tecido da aplicação sobre o tecido termocolante e prenda com alfinetes. Trace o motivo e recorte. Prenda a aplicação (e o tecido termo-colante) ao tecido de fundo com dois alfinetes distanciados 0,5 cm um do outro. Passe a ponta do ferro quente por entre os alfinetes para fixar a aplicação pelo calor; depois, retire os alfinetes, coloque um pano húmido sobre a aplicação e mantenha o ferro até a superfície estar seca.


À mão

Dobre e alinhave a Ioda a volta. Prenda ao tecido ao fundo com alfinetes e cosa com ponto de bainha miúdo ao longo da margem dobrada. Retire os alinhavos.
Ponto a direito

À máquina

Este ponto a direito é próprio para uma peça que tenha muito uso. Pode ser reforçado por um ponto de ziguezague em baixo aplicado sobre o ponto a direito depois de se ter aparado a margem de costura.

pregar-tecidos

Print Friendly, PDF & Email
Etiquetas do artigo:
· ·

Comentários

  • Na verdade é uma dúvida. Qual o tipo de máquina ideal para fazer esse tipo de aplicação?

    Bybyany Coité 5 de outubro de 2010 13:18 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *