Como pendurar um quadro na parede

Pendure um quadro num local onde a intensidade de luz, natural ou artificial, seja suficiente para que o quadro possa ser admirado sem provocar reflexos na tela, na moldura ou no vidro e onde a luz do Sol não incida directamente durante muito tempo, originando o desaparecimento gradual da cor.

quadros

Os quadros devem ser pendurados por meio de um cordão ou um cabo passado por pitões. O cabo é mais resis­tente, não dando de si, embora as suas extremidades devam ser bem dobradas e torcidas para não se soltarem.

Como suportar o peso

Pendure o quadro por meio de um cordão passado através de pitões aparafusados às traves­sas laterais da moldura a uma distancia do topo de cerca de um terço da altura do quadro. Suspenda o cordão, de modo que não fique à vista, de um gan­cho ou suporte fixo à parede e centrado em relação ao quadro. Nestas condi­ções, a carga exercida pelo quadro é três vezes superior ao seu peso. Quanto mais esticado e próximo da vertical estiver o cordão, maior será a carga. Utilize um cordão de 3 mm de espes­sura para cargas até 4,5 kg, ou de 4 mm para cargas entre 4,5 e 7 kg. Para cargas mais pesadas, utilize cordão duplo.

No caso de um quadro de grande comprimento, pendure o cordão em dois suportes fixos à parede, próximos um do outro. De outro modo, a carga suportada por um cordão quase verti­cal, preso a um único suporte central, seria seis vezes superior ao peso do quadro.

Quando se trata de quadros muito pesados, utilize uma corrente, ou, de preferência, uma corrente pequena de cada lado, e pendure o quadro num ou em dois suportes, conforme o caso.

Suportes para quadros

Utilize supor­tes de metal ou plástico que se possam fixar à parede com pregos de cabeça atarracada ou pregos finos de aço para pendurar quadros leves ou de peso médio. Compre os suportes de tama­nhos adequados ao peso dos quadros. Pode também pendurar os quadros de peso médio em parafusos de cabeça de tremoço aparafusados em buchas na parede.

Para determinar a posição do suporte ou do parafuso, segure o quadro contra a parede na posição em que pretende pendurá-lo. Depois, com um lápis, mar­que ao de leve na parede os cantos superiores do quadro. Pouse o quadro virado para baixo. Utilize o suporte para esticar o cordão com firmeza e meça a distância entre o topo daquele e a mol­dura. O cordão deve ficar esticado de modo a formar um ângulo tão agudo quanto possível com o suporte ainda dentro da área da moldura. Se necessá­rio, aperte o cordão com um nó de ase-lha no centro.

Marque na parede o ponto central entre as duas marcas dos cantos. Na ver­tical desse ponto, e para baixo, meça e marque a distância entre o topo do suporte e a moldura. Pregue o suporte à parede com o topo sobre essa marca.


Adicionar Comentário