Como pavimentar um pátio.

Os pátios podem ser calcetados ou pavimentados com tijoleira, lajes de pedra ou lajetas de betão de dimensões variáveis. A seguir, apresenta-se a maneira de pavimentar um pátio com lajetas de betão, que existem em betão pré-fabricado, com dimensões e formatos variáveis e espessuras entre 6 e 10 cm.

Preparativos para pavimentar um pátio

Se o local tiver uma inclinação acentuada a partir da casa, faça um muro baixo de retenção para elevar a borda exterior do pátio. Se o declive for em direcção à casa, deverá nivelar o terreno e construir um muro de retenção na borda externa para segurar a terra. Em qualquer dos casos, deixe um intervalo de 15 cm entre o muro e o pavimento do pátio. Encha esse intervalo com cascalho para facilitar o escoamento da água das chuvas.

Como assentar as lajetas

Retire pelo menos 10 cm de terra da zona que quer pavimentar. Se o solo for pouco consistente, coloque uma camada de cascalho de cerca de 10 cm de espessura e passe com um rolo ou bata com um maço de calceteiro. Encha qualquer intervalo com balastro e cubra com uma camada de areia de espessura suficiente para a superfície ficar nivelada. Assente cada lajeta sobre cinco montículos de argamassa (um em cada canto e outro no centro). Prepare as fundações removendo terra até uma profundidade cerca de 10 cm superior à da espessura das pedras com que vai pavimentar ou 23 cm para um caminho de acesso para veículos. Faça uma fundação de 10 cm de espessura de cascalho miúdo coberta por uma camada de 1,5 a 2,5 cm de areia. Passe um rolo por cima.

Se se tratar de um caminho de acesso para veículos, faça-o com inclinação


Adicionar Comentário