Como mudar uma porta ou Inverter uma porta

Pode acontecer que a forma como uma porta abre não seja a mais conveniente. Mudar as dobradiças de um lado para o outro pode tornar uma sala mais bonita quando a porta é aberta ou permitir um melhor aproveitamento do espaço atrás desta. Como alternativa, fazer com que a porta abra para fora pode criar um espaço mais útil. No entanto, nunca coloque uma porta a abrir umas escadas.

MUDAR AS DOBRADIÇAS

Quando mudar as dobradiças de uma porta de um lado para o outro, terá de cortar um novo encaixe para o fecho e fazer novos furos para o eixo do puxador da porta. Os buracos antigos para o encaixe e para o fecho podem ser tapados colando ripas de madeira e cavilhas. Deixe que estes fiquem ligeiramente salientes, aplane-os e depois passe a lixa quando a cola estiver seca. Se inverter a porta, poderá usar o antigo puxador e os orifícios do eixo deste, mas a fechadura em si terá de ser mudada.

Terá de cortar uma nova ranhura para a fechadura e para a chapa-testa do outro lado da moldura e tapar a velha reentrância colando um pedaço pequeno de madeira. A seguir, alise com uma plaina e passe a lixa depois de a cola ter secado.
Também precisará de cortar novas reentrâncias para as dobradiças, tanto na porta como na moldura; se a porta estiver virada ao contrário, poderá usar parte das reentrâncias anteriores das dobradiças das portas e apenas precisará de tapar as que não forem usadas.

Tape as reentrâncias das dobradiças antigas com pequenas ripas de madeira coladas e depois passadas com lixa.
Se a porta tiver dobradiças de suspensão ou outras dobradiças do género, estas terão de ser substituídas.
Depois de pôr a porta no lugar, a tomada de electricidade pode ter ficado no lado errado se estiver dentro da divisão para onde abre a porta. Aqui existem duas opções: colocá-la no outro lado da porta (significa ter de instalar um novo fio) ou passá-la para o outro lado da parede para que fique do lado de fora da divisão, mas mais ou menos no mesmo local (utilizará pouco ou mesmo nenhum fio, mas poderá ter problemas para fixar a caixa da tomada).

INVERTER PORTAS

Quando volta a pendurar uma porta, pode reduzir a quantidade de trabalho se inverter a porta – ou seja, virá-la de maneira a que o lado que está virado para dentro fique virado para fora. Isto acontece quando muda as dobradiças da esquerda para a direita ou vice-versa. No entanto, existem dois problemas ao fazer isto. O primeiro é que os dois lados da porta podem estar pintados de cores diferentes, o que significa voltar a pintar.
O segundo é que a porta pode não encaixar perfeitamente ao contrário. As portas e as molduras podem mover-se ligeiramente com o passar do tempo e, embora a porta funcione na perfeição num lado, pode empenar ou prender quando encaixada pelo outro lado.

METER A PORTA A ABRIR PARA FORA

Quando puser uma porta a abrir para fora, poderá usar a mesma posição do fecho e do puxador se as dobradiças ficarem no mesmo lado da moldura. Terá de inverter a fechadura, mas poderá usar as partes das reentrâncias das dobradiças. No entanto, terá de mudar a posição da chapa-testa e de fazer novas reentrâncias para as dobradiças na moldura, como foi descrito anteriormente.
A tarefa extra será mudar o batente, excepto se este estiver posicionado centralmente na moldura. Para mudar o batente necessita de ter cuidado para não o partir – passe um cinzel por trás do batente e levante-o. Retire os lados antes de retirar o topo, começando pelo meio.

Quando colocar o batente, coloque a porta primeiro, para ter a certeza de que o batente se adapta perfeitamente a toda a volta da porta. Pode utilizar os mesmos pregos para o fixar, mas reposicione-o e tape os buracos antigos antes de voltar a pintar.

Se mudar o lado da moldura à qual a porta está segura (além de a mudar de dentro para fora), pode manter as posições da dobradiça anterior, do fecho e do puxador, embora tenham de ser feitas novas reentrâncias na moldura para as dobradiças e para a chapa-testa e as antigas reentrâncias tapadas.

SUGESTÃO PRÁTICA

Para evitar que a tinta lasque quando retirar o batente, passe a lâmina de um x-acto ao longo da junção entre o batente e a moldura para separar a tinta.


One Response

  1. Francisco Realinho 25 de Dezembro de 2013

Adicionar Comentário