Como montar uma Caixa de derivação num Circuito de iluminação!

Para instalar mais pontos de iluminação num tecto, é necessário substituir a roseta de tecto por uma caixa de derivação.

Se, em vez de um candeeiro suspenso, quiser montar lâmpadas florescentes ou focos — que não possuem pontos para ligação do cabo do circuito de iluminação, que tem de entrar e depois sair para ir até ao ponto de iluminação seguinte —, terá de transferir as ligações da roseta de tecto incluída no circuito em anel para uma caixa de passagem montada no tecto, levando depois o cabo dessa caixa até ao ponto de iluminação seguinte.

Desligue o interruptor geral do quadro e retire o fusível — ou desligue o disjuntor — do circuito. Desaparafuse a tampa da roseta de tecto e solte dos terminais todos os condutores.

Fixe um cabo de iluminação desde a caixa de passagem até ao ponto de iluminação. Prepare as pontas do cabo para fazer as ligações. Enfie manga de plástico verde e amarela em todos os fios de ligação à terra não isolados.

 

Se o cabo do interruptor não estiver marcado, terá de o identificar. Ligue o interruptor, segure a ponta do fio vermelho que pertence ao cabo que lhe parece ser o do interruptor com uma das garras do busca-pólos e ligue a outra garra à ponta do fio. A lâmpada acende se for o cabo do interruptor.

 

Identifique o cabo com uma marca vermelha.

 

Faça as ligações na caixa de derivação. Se vai ligar mais alguma luz à caixa — por exemplo, de iluminação exterior —, terá de fazer as ligações de dois cabos ao mesmo terminal.

Coloque o novo dispositivo de iluminação na posição pretendida aparafusando-o ao tecto (os parafusos devem ficar presos em buchas).

Ligue o cabo ao dispositivo de iluminação, prendendo o fio preto ao terminal marcado com um N e o vermelho ao terminal marcado com um L, c o fio de ligação à terra ao terminal marcado com E ou com l .

Coloque novamente o fusível — ou arme o disjuntor — do circuito e ligue o interruptor geral do quadro.

 


One Response

  1. Cláudia Costa 25 de Julho de 2013

Adicionar Comentário